
O governador Soldado Sampaio (Republicanos) exonerou, nessa quarta-feira (24), todos os servidores que ocupam cargos comissionados e funções gratificadas. A exceção da medida ficou por conta dos 44 secretários titulares e das dezenas de adjuntos.
Em texto à imprensa, o Governo justifica o início de um “processo de ajuste” cuja finalidade é “tornar a administração mais eficiente e orientada para resultados”. A gestão garante que os funcionários serão reconduzidos conforme a “real necessidade de cada secretaria”.
“A medida prevê o redimensionamento dos quadros da administração direta e indireta para identificar as reais necessidades de cada órgão, abrindo caminho para o preenchimento de vagas por meio de concursos públicos, modelo que garante mais transparência e qualidade na prestação de serviços à população”, pontuou.
No mesmo texto, o governo estadual cita os anúncios dos concursos públicos da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) e da Polícia Militar (PMRR) com a soma de mais de 700 vagas.
Citou, ainda, a iminência do certame do Corpo de Bombeiros (CBMRR), do estudo para a seleção da Secretaria de Saúde (Sesau) e a recente convocação nas pastas da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Por fim, o Governo lembrou das políticas de valorização do servidor, como as progressões e promoções funcionais que já beneficiaram milhares de funcionários efetivos.