
A chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira recolocou os jogadores que atuam no futebol nacional em posição de destaque. Primeiro treinador europeu a dirigir o Brasil em uma Copa do Mundo, o italiano tem demonstrado confiança nos atletas que disputam o Campeonato Brasileiro e levou sete deles para a Copa do Mundo da FIFA 2026™.
A escolha representa uma mudança de cenário em relação às últimas décadas, quando a Seleção passou a ser formada majoritariamente por jogadores que atuavam na Europa e, em menor escala, em outros mercados internacionais. Com a atual convocação, o Brasil pode alcançar uma marca que não acontece há 40 anos: ter três jogadores de um mesmo clube brasileiro em campo durante uma partida de Copa do Mundo.
A possibilidade existe principalmente por causa da forte presença do Flamengo na lista de convocados. Ancelotti chamou os defensores Danilo, Alex Sandro e Léo Pereira, além do meio-campista Lucas Paquetá. No empate por 1 a 1 com Marrocos, pela primeira rodada do Grupo C, apenas Paquetá começou entre os titulares. Na partida seguinte, contra o Haiti, Danilo ganhou uma oportunidade na equipe inicial, mantendo aberta a possibilidade de um trio rubro-negro atuar simultaneamente nos próximos compromissos da Seleção.
Além dos quatro atletas do Flamengo, Ancelotti também convocou Neymar, do Santos, o volante Danilo, do Botafogo, e o goleiro Weverton, do Grêmio, ampliando a representatividade dos clubes brasileiros no elenco nacional.
Desde que assumiu a Seleção, há pouco mais de um ano, Ancelotti tem demonstrado atenção especial ao futebol disputado no país. Instalado no Rio de Janeiro, o treinador incorporou visitas frequentes aos estádios brasileiros à sua rotina de observação técnica.
O resultado desse acompanhamento foi refletido nas convocações. Desde sua primeira lista, o italiano já chamou 19 jogadores que atuam em clubes brasileiros. Além dos sete presentes na Copa, outros 12 receberam oportunidades ao longo do ciclo, embora não tenham sido incluídos na relação final para o torneio.
Questionado sobre o nível atual do futebol brasileiro, Ancelotti evitou comparações diretas com as principais ligas europeias, destacando as características próprias da competição nacional e a qualidade dos atletas que atuam no país.
A valorização dos jogadores do Brasileirão contrasta com uma tendência consolidada desde o pentacampeonato mundial, conquistado em 2002. Nas edições seguintes da Copa do Mundo, a presença de atletas atuando no Brasil foi reduzida. Em 2006, apenas dois convocados defendiam clubes nacionais. Em 2010, foram três. Na Copa de 2014, disputada em casa sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o número subiu para quatro.
O mesmo total foi registrado na Copa de 2018, primeira disputada sob o comando de Tite. Já em 2022, apenas três jogadores atuavam no futebol brasileiro quando foram convocados para o Mundial.
Para os próximos compromissos, a utilização de mais atletas que atuam no país segue como possibilidade. Com Douglas Santos pendurado com um cartão amarelo, Alex Sandro aparece como uma das opções para assumir a lateral esquerda da equipe.
De acordo com levantamento da FIFA, a última vez que três jogadores de um mesmo clube brasileiro estiveram simultaneamente em campo pela Seleção em uma Copa do Mundo foi no México, em 1986. Nas duas primeiras partidas da fase de grupos, contra Espanha e Argélia, o Brasil teve três titulares do Corinthians: o goleiro Carlos, o lateral-direito Edson Boaro e o atacante Casagrande.
Caso Ancelotti opte por escalar três atletas do Flamengo juntos em uma das próximas partidas, a Seleção Brasileira poderá encerrar um jejum de quatro décadas e reforçar a reaproximação entre a equipe nacional e os destaques do futebol disputado no país.