Operação com caminhões autônomos terá 30 veículos sem motorista no Texas

Imagem de Aurora Innovation

A empresa de tecnologia Aurora Innovation anunciou a comercialização de 30 caminhões autônomos para a Detmar Logistics, que farão o transporte de areia para fraturamento hidráulico na região conhecida como Bacia do Permiano.

De acordo com as empresas, os novos veículos irão operar em uma rota mista, com trajetos pela rodovia Interestadual 20, pavimentada, e também em estradas privadas dentro da planta de extração de gás natural, onde essa areia é usada.

A implantação desses caminhões marca a primeira vez que areia para fraturamento hidráulico será transportada de forma autônoma em vias públicas e rodovias na Bacia Permiana. Ela também estabelece uma das rotas iniciais da Aurora entre locais de clientes – um marco importante, visto que a empresa expandirá sua rede para além das operações entre terminais no próximo ano.

“O lançamento das operações autônomas em rodovias para a Detmar é um ótimo exemplo de como estamos entregando valor imediato aos nossos clientes”, disse Chris Urmson, cofundador e CEO da Aurora. “Com o Aurora Driver, a Detmar pode atingir uma utilização de ativos praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, e efetivamente dobrar sua capacidade de movimentar areia para uma importante produtora de energia.”

Inicialmente, as operações serão realizadas com supervisão humana, entre as instalações da Detmar em Midland, Texas, e o local de mineração da Capital Sand em Monahans. A partir de junho de 2026, toda a operação será realizada sem nenhuma intervenção humana, ou seja, não haverá ninguém dentro da cabine dos veículos.

Além da viagem, cada caminhão também vai operar de forma autônoma as situações de carga e descarga da areia, o que vai agilizar significativamente a logística no local, além de reduzir riscos para os humanos.

No contrato inicial, a Detmar se compromete a utilizar 30 caminhões com tecnologia Aurora Driver em 2026, com cada unidade transportando areia por mais de 20 horas diárias. Isso permitirá um nível de utilização de ativos que possibilitará à Detmar expandir significativamente seus negócios com clientes-chave.

Imagem de Aurora Innovation

Além de sua frota operada por humanos e sua rede de contratados independentes, a Detmar também planeja possuir e operar uma frota ampliada de caminhões com tecnologia Aurora Driver no futuro, à medida que a tecnologia for adotada e amplamente implementada.

“Com a crescente demanda por fraturamento hidráulico simultâneo e a transição das operadoras para regimes de trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, manter um fluxo seguro e confiável de agente de sustentação torna-se crucial”, afirmou Matt Detmar, CEO da Detmar Logistics. “A tecnologia autônoma da Aurora representa uma mudança radical para o nosso setor. Ela nos permitirá aumentar a eficiência com segurança e dar suporte às operações contínuas de nossos clientes. Esperamos que os caminhões autônomos se tornem uma vantagem competitiva, fortalecendo e expandindo nossos negócios nos próximos anos.”

Nunca cansa

O sistema autônomo que equipa os caminhões, chamado de Aurora Driver, foi projetado com capacidades para se sair melhor que os humanos. De acordo com a empresa, ele pode operar por mais tempo do que motoristas humanos, nunca fica sonolento e monitora atentamente 360 ​​graus ao redor do caminhão.

Aprimorar a segurança rodoviária é particularmente crucial na Bacia Permiana, que apresenta uma taxa maior de acidentes graves e fatais do que o restante do Texas.

VER NA FONTE