
A Polícia Rodoviária Federal do Maranhão flagrou um caminhão sendo conduzido por um motorista que não havia descansado de acordo com a Lei do Descanso. De acordo com a PRF, o motorista, de 41 anos, estava dirigindo a 15 horas, e transportava cartelas de rebites dentro da cabine.
O caminhão transportava mercadorias de empresas de comércio eletrônico, e o condutor seguia de São Paulo (SP) para Belém (PA), passando por Imperatriz, quando foi abordado pelos policiais. Durante a fiscalização, ao ser questionado, o motorista apresentou duas cartelas contendo 22 unidades de anfetamina.
Ele foi autuado pela infração e precisou interromper a viagem para cumprir integralmente o período de repouso, conforme determina a lei.
Muitos motoristas utilizam o rebite, ilegalmente, para inibir o sono e prolongar a viagem — prática que coloca em risco todos os usuários da rodovia. Entre os efeitos provocados estão a redução da concentração, diminuição dos reflexos, alteração da percepção de tempo e distância, além de aumento da impulsividade e agressividade, fatores que ampliam o risco de acidentes graves.
Pelo porte da substância, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), nos termos do artigo 28 da Lei 11.343/06. O motorista foi liberado após a assinatura do documento.