Wagner Moura faz história e é indicado ao Critics Choice Awards duas vezes

O ator Wagner Moura, 49, foi indicado ao prêmio de Melhor Ator em Filme por “O Agente Secreto” e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limita por “Ladrões de Drogas” no Critics Choice Awards. A cerimônia da 31ª edição está marcada para o dia 4 de janeiro, às 21h, em Los Angeles, nos Estados Unidos.  

Na categoria de cinema, ele se tornou o primeiro brasileiro indicado. Ela vai competir pelo prêmio contra Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”), Michael B. Jordan (“Pecadores”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”) e Ethan Hawke (“Blue Moon”).

Desde a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, Moura tem sido elogiado e premiado pelo papel. Ele já soma mais de cinco de prêmio internacionais, entre eles o da mostra francesa, o do Festival de Chicago, o da crítica de Nova York e mais.

A indicação ao Critics Choice Awards fortalece o nome do brasileiro na temporada para uma possível indicação ao Oscar. Os indicados serão revelados no dia 22 de janeiro.

Já na indicação na categoria de TV, Moura compete com Owen Cooper (“Adolescência”), Nick Offerman (“Death by Lightning”), Michael Peña (“All Her Fault”), Ashley Walters (“Adolescência”) e Ramy Youssef (“Mountainhead”).

Quem escolhe os vencedores no Critics Choice Awards?

Anualmente, a CCA, considerada a maior associação de críticos dos Estados Unidos e do Canadá, é responsável por organizar a premiação, representando especialistas da mídia e jornalistas de entretenimento.

Conforme explica o site oficial, é necessário algumas habilidades específicas para ingressar na associação, incluindo que todos sejam “críticos de cinema ou jornalistas de TV, cuja cobertura de uma ampla gama de filmes em exibição nos cinemas ou na transmissão, esteja disponível regularmente para um público amplo”.

Hoje, segundo Joey Berlin, CEO da CCA, os prêmios são determinados por 576 membros. Há outros 100 membros não votantes. “É um grupo notavelmente diverso e inclusivo que se qualifica para votar ao atingir um grande público regularmente com sua cobertura de novos filmes e/ou televisão”, disse em entrevista à revista Variety.

“Em suma, é um grupo de importantes críticos de cinema e televisão e repórteres de entretenimento — pessoas cujo trabalho é acompanhar uma onda contínua de novos programas e filmes e ajudar o público a encontrar as coisas boas”, acrescentou.

Sobre o que fala “O Agente Secreto”? 

Ambientado no Recife de 1977, o título é um thriller político, que acompanha Marcelo, um professor que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. 

A produção é estrelada por Wagner Moura (“Tropa de Elite”), Maria Fernanda Cândido (“Terra Nostra”), Gabriel Leone (“Dom”), Isabél Zuaa (“O Nó do Diabo”), Alice Carvalho (“Cangaço Novo”) e mais. 

Sobre o que fala “Ladrões de Drogas”?

Baseada no livro homônimo de Dennis Tafoya, a trama segue dois amigos que fingem ser agentes do tráfico para roubar drogas. No entanto, um golpe se transforma em uma perigosa ação de vida ou morte à medida que eles expõem e desmantelam a maior rota de narcóticos escondida na costa leste dos Estados Unidos. 

A série é estrelada por Brian Tyree Henry e Wagner Moura. Nomes como Marin Ireland (“The Umbrella Academy”), Kate Mulgrew (“Star Trek: Voyager”), Amir Arison (“Lista Negra”), Dustin Nguyen (“Anjos da Lei”), Ving Rhames (“Missão: Impossível”) e mais compõem o elenco.

Criada pelo vencedor do Oscar Peter Craig, “Ladrões das Drogas” tem produção executiva do veterano Ridley Scott (“Blade Runner” e “Gladiador”), que também dirige o primeiro episódio.

VER NA FONTE