Publicado em: 29 de novembro de 2025

Levantamento envolve permissionários e usuários e segue até 4 de dezembro
ARTHUR FERRARI
A Secretaria de Mobilidade de Salvador (BA) iniciou nesta sexta-feira, 28, a Pesquisa de Satisfação do Subsistema Complementar de Transporte, com período de aplicação até 4 de dezembro. O objetivo é medir a percepção de permissionários e passageiros, além de identificar pontos de melhoria operacional e subsidiar o planejamento do sistema.
O levantamento ocorre paralelamente ao processo de modernização do STEC, que terá a renovação integral da frota com a chegada de 180 ônibus adquiridos pela Prefeitura. Segundo o titular da pasta, Pablo Souza, “essa pesquisa é uma ferramenta poderosa para ajustar o serviço às necessidades reais da população. A Semob trabalha baseada em evidências, e os resultados vão orientar decisões que tornem o STEC mais eficiente e confortável para todos”, afirmou Pablo Souza.
O formato da pesquisa foi dividido em duas etapas. A fase digital é destinada aos permissionários, com apoio das cooperativas para ampliar o alcance das respostas. A etapa presencial será conduzida por pesquisadores identificados, atuando em terminais e pontos estratégicos, sem interferir na operação. Permissionários, motoristas e equipes de campo receberam orientações para facilitar o trabalho das equipes que farão as entrevistas.
Conforme reforçou Pablo Souza, “estamos construindo um novo patamar de qualidade no STEC. Com a renovação total da frota e as informações qualificadas dessa pesquisa, teremos a base necessária para transformar o transporte complementar de Salvador”.
Arthur Ferrari, para o Diário do Transporte