
O caminhão oficial para uma série de testes com o Dream Chaser, um avião espacial autônomo para o transporte de cargas para a órbita baixa da terra, é um Freightliner Cascadia de Quinta Geração. O caminhão foi usado pela Sierra Space, desenvolvedora da nave espacial, para uma série de testes que simularam dinâmicas críticas e validaram os parâmetros de navegação autônoma para a sequência de pouso do Dream Chaser.
Inicialmente, a nave foi transportada por 16 quilômetros entre as instalações do Centro de Processamento de Sistemas Espaciais (SSPF) da NASA e a Instalação de Lançamento e Pouso do Centro Espacial Kennedy. Essa foi a primeira vez que um caminhão pesado transportou uma espaçonave em vias públicas.
O Dream Chaser, espaçonave da Sierra Space, é uma nave projetada para ser lançada verticalmente dentro de uma carenagem de foguete e, uma vez em órbita, acionar suas asas e usar seus propulsores para manobrar na órbita terrestre baixa, e colocar as cargas no espaço antes de retornar à Terra pousando em uma pista comercial.
Diferente de outras naves, o Dream Chaser só tem rodas na parte traseira, e na frente há uma placa reforçada que se abre para que a nave deslize sobre a pista. Isso visa reduzir o espaço necessário para um trem de pouso convencional, maximizando a capacidade de carga.
Acoplado na traseira do Cascadia, o Dream Chaser foi arrastado com a placa de pouso no chão em velocidades de até 112 km/h, por mais de 4.500 metros de comprimento da pista.
A nave
O Dream Chaser é uma espaçonave flexível e reutilizável, projetada para transportar cargas úteis ao espaço e retornar suavemente à Terra. Sua capacidade de pousar em uma pista, como os ônibus espaciais aposentados, permite que ela pouse mais perto dos destinos de carga. Isso reduz o tempo de espera para descarregar e processar a carga e amplia o acesso ao espaço.
