Publicado em: 22 de novembro de 2025

Evento gratuito ocorre nos dias 24 e 25 de novembro na sede da Fecomércio, com 26 nomes de referência em mobilidade urbana, energia e saneamento
ALEXANDRE PELEGI
A 16ª edição do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro DE 2025, coloca o transporte público no centro dos debates sobre infraestrutura sustentável no Brasil. Em um momento em que estados e municípios revisam seus modelos de concessão, buscam novas fontes de financiamento e avançam na integração entre diferentes modais, o evento reunirá, no Rio de Janeiro, 26 especialistas ligados à mobilidade urbana, transição energética e regulação.
Promovido pelo Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade, o FITS reforça o papel estratégico do transporte público na agenda climática e urbana — especialmente nas grandes regiões metropolitanas, onde a eficiência operacional, a integração tarifária e os contratos de longo prazo determinam não apenas a mobilidade das pessoas, mas também padrões de emissões, desenvolvimento urbano e inclusão social. Esse contexto orienta o primeiro dia do encontro, dedicado à discussão sobre integração tarifária e nova modelagem de concessões, temas decisivos para o futuro das redes de ônibus, trilhos e sistemas intermodais.
O evento, gratuito e realizado na sede da Fecomércio, no Flamengo, contará com debates também sobre saneamento básico, transição energética, regulação de gás natural e ODS. O FITS Infraestrutura tem patrocínio de Light, Águas do Rio, Naturgy, MetrôRio e RJ Postos.
DIA 1 – 24 DE NOVEMBRO
A programação se inicia às 14h, com mesa de abertura formada por representantes de entidades reguladoras e do setor produtivo: AGETRANSP, FIRJAN, Clube de Engenharia do Brasil, ACRJ, FITS, CREA-RJ, CAU/RJ e AGENERSA. O credenciamento começa às 12h, acompanhado de brunch para os participantes.
Integração tarifária no transporte público
Às 15h15, o primeiro painel discute um dos temas estruturantes da mobilidade urbana brasileira: a integração tarifária entre modais e sistemas. Participam Adolpho Konder (AGETRANSP), Ana Patrizia Lira (ANPTrilhos), Edmar Fagundes de Almeida (PUC-Rio / IAEE), Guilherme Ramalho (MetrôRio) e Priscila Sakalem (Secretaria de Transporte e Mobilidade do RJ).
O debate deve abordar modelos de integração, desafios regulatórios, experiências de referência e a importância da coordenação entre operadores, governos e sociedade civil.
Nova modelagem de concessões no setor de transportes
Às 16h30, o painel Transportes e a Nova Modelagem de Concessões discute a evolução dos contratos e a busca por flexibilidade, transparência e eficiência. Participam Gilson Santos (AMEP), Pedro Bruno Barros (Governo de Minas Gerais), Glaydston Mattos Ribeiro (Fundação COPPETEC), Isaque Ouverney (FIRJAN), Luciana Parpinelli (VIALAGOS e VIARIO) e Vicente Loureiro (AGETRANSP).
DIA 2 – 25 DE NOVEMBRO
O segundo dia reúne quatro mesas de debates dedicadas ao saneamento, energia e regulação.
Panorama do saneamento
Às 10h, o painel inicial discute os avanços e gargalos do saneamento básico. Estão confirmados Alexandre Bianchini (AEGEA Saneamento), Carlos Roberto de Oliveira (ARES PCJ), Luis Paulo do Nascimento (CERHI) e Luiz Firmino (FGV CERI).
Desafios regulatórios do saneamento
Às 11h15, o debate reúne especialistas como Carlos Martins (EPAL), Carmen Petraglia (ABEA), Daniela Miranda (representante do Paraná), Samuel Alves Barbi Costa (ARSAE MG) e Wanderson Santos (Secretaria Municipal de Infraestrutura do Rio).
Os participantes devem discutir tópicos como complexidade regulatória, universalização do acesso, financiamento, inovações tecnológicas e mecanismos de controle de qualidade.
Panorama da transição energética no Brasil
Às 14h, o terceiro painel aborda as perspectivas da transição energética, com temas que vão de regulação a oportunidades de mercado. Participam Felipe Tenório (Light), Heloísa Borges (EPE), Renata Isfer (ABIOGÀS) e Wagner Victer (Petrobras).
Regulação do gás natural
Encerrando o evento, às 15h15, o painel sobre regulação do gás discute os desafios do setor e sua importância para a segurança energética. Participam Cristina Sayão (TAG), Fernando Montera (IBP), Guilherme Souza (FIRJAN), Rogerio Manso (ATGÁS), Symone Araújo (ANP) e Vladimir Paschoal (AGERNESA).
Serviço
16ª edição do Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade – FITS
Datas: 24 de novembro (a partir das 14h) e 25 de novembro (a partir das 10h)
Local: Sede da Fecomércio – Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo, Rio de Janeiro
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes