Secretário da Agricultura diz que medida dos EUA é “excelente” para Brasil

A repercussão da retirada da sobretaxa de 40% contra a importação de alguns produtos brasileiros pelos EUA já repercute dentro do governo.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, disse que a notícia é excelente para o Brasil, que volta a ter acesso ao mercado americano.

“Decisão muito importante para cadeias produtivas como café, carne bovina, frutas, água de coco, algumas madeiras, castanhas”, completou Rua.

A decisão dos EUA sobre o tarifaço ocorreu nesta quinta-feira (20). Dentre os produtos citados em anexo divulgado pela Casa Branca, estão inclusos o café, a carne bovina, o petróleo e frutas, produtos dentre os mais exportados pelo Brasil aos norte-americanos, que agora estão isentos das sobretaxas impostas desde o início do tarifaço.

O setor dos exportadores de café também comemorou a medida. À CNN, o O diretor-geral do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Marcos Matos, chamou a suspensão do tarifaço aplicado pelos Estados Unidos de “presente de Natal antecipado” e disse que o setor tem o desafio imediato de reconquistar espaços perdidos no mercado americano.

A ordem divulgada pela Casa Branca cita que a medida estaria em vigor desde a última quinta-feira (13). Dessa forma, a nova ordem exigirá o reembolso dos impostos cobrados sobre importações brasileiras a partir desta data, de acordo com texto divulgado pela Casa Branca.

A decisão alinha a vigência com a decisão da última sexta-feira (14), que reduzia as tarifas “recíprocas” sobre importações agrícolas para todos os parceiros comerciais. Para os produtos brasileiros, esta taxa era de 10%.

VER NA FONTE