BBM Logística ganha 20% mais produtividade com digitalização e mantém crescimento anual de 15%

Imagem de BBM Logística

Com mais de três décadas de atuação, a BBM Logística é hoje uma das maiores operadoras do Mercosul. São mais de 60 filiais, 4.500 colaboradores e cerca de 16 milhões de entregas por ano. O faturamento supera R$ 1.7 bilhão, com crescimento médio de 15% ao ano.

A expansão exigiu grandes transformações. Após adquirir a Translovato, em 2019, a BBM precisou integrar diferentes operações, sistemas e frotas em uma estrutura única e escalável. Pouco tempo depois, incorporou também a Diálogo Logística, ampliando o portfólio com soluções end-to-end e omnichannel. O crescimento acelerado trouxe desafios de gestão. Sem um sistema centralizado, a padronização das rotinas era difícil e a visibilidade sobre as operações, limitada. A falta de rastreabilidade reduzia a previsibilidade das entregas e comprometia a confiabilidade das informações, dificultando decisões estratégicas.

Para superar esses obstáculos, a Senior forneceu o Senior TMS, que integrou as operações da Translovato com as demais empresas do Grupo BBM, além de implementar a digitalização da coleta a bordo do motorista. Além disso, com o uso de Sorter, houve uma melhoria de 30% no processo de separação da carga e um ganho de 150% no valor de cubagem. Já com a digitalização a bordo do motorista, a produtividade operacional aumentou em 20%.

Contudo, a digitalização permitiu que os clientes acompanhassem suas entregas em tempo real, com maior confiabilidade e previsibilidade, enquanto a própria empresa passou a basear parte das decisões em dados precisos e atualizados.

Resultados que impactam clientes e consolidam liderança

Para a diretora de Tecnologia e Inovação da BBM, Francieli Tartari Pietsch, a parceria com a Senior se tornou essencial para sustentar o ritmo de crescimento da companhia. “Parte das nossas decisões nasce de dados fornecidos pela Senior. Isso trouxe agilidade e confiança à operação. A Senior hoje representa a simplificação dos processos para a BBM. É um desafio compreender nossas necessidades, adaptar as soluções e entregar resultados. É uma parceira qualificada para estar conosco e apoiar nosso crescimento. Sem essas soluções, não conseguiríamos mais operar”, afirma.

A digitalização trouxe ganhos que vão além da eficiência interna. Ao oferecer maior visibilidade sobre o andamento das entregas e informações confiáveis, a BBM consolidou sua reputação de previsibilidade e confiança no setor.

Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), a digitalização e a automação são diferenciais cada vez mais estratégicos para a competitividade do setor. Com essa agenda, a BBM se posiciona entre as companhias mais inovadoras do mercado e reafirma sua liderança como operadora logística no Mercosul.

Case de sucesso

O sucesso da transformação digital levou a história da BBM a integrar a campanha Minha Jogada de Sucesso com a Senior, estrelada pelo embaixador Guga Kuerten. A ação busca dar visibilidade a empresas que cresceram com o apoio da tecnologia, conectando o universo esportivo às decisões corporativas. “Nosso objetivo é mostrar histórias reais de crescimento, em que a tecnologia foi decisiva para enfrentar desafios e conquistar escala. A BBM é um exemplo de como a inovação pode transformar a logística e gerar resultados concretos”, destaca o head de Marketing da Senior Sistemas, José Krasucki.

VER NA FONTE