O FCG confirmou nesta terça-feira (18) que fará o pagamento da garantia após o envio da base pelo liquidante, responsável legal indicado pelo Banco Central, após a autarquia ter decretado a liquidação extrajudicial do Banco Master.
Segundo o fundo, os pagamentos serão efetuados conforme Regulamento do FGC e a partir dos dados e valores indicados pelo Liquidante.
“Todos os créditos enquadrados em nosso regulamento terão o processo de pagamento iniciado tão logo o levantamento dos dados dos credores seja concluído e disponibilizado ao FGC.”, informou o fundo em nota publicada nesta terça.
O BC (Banco Central) decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia após o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição financeira. A decisão interrompe o funcionamento da instituição e promove sua retirada do SFN (Sistema Financeiro Nacional) em caso de graves infrações.
Os investidores com até R$ 250 mil no Master estão sob garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Acima desse valor, entram na massa a ser liquidada.
Os clientes da instituição financeira que possuírem ativos dentro da elegibilidade da garantia do FGC, deverão reivindicar o dinheiro através do aplicativo do fundo.
Como funciona?
Segundo o FGC, o processo de pagamento da garantia inicia após o Banco Central decretar a liquidação da instituição financeira.
Em seguida, o liquidante envia uma lista das pessoas credoras e os valores a serem pagos, agrupando os créditos por CPF ou CNPJ, para o FGC processar os pagamentos a serem realizados.
Banco Central decreta a liquidação da instituição:
A Instituição em intervenção/liquidação prepara e envia a lista de pessoas e valores a serem pagos para o FGC. Esse processo pode levar, em média, 30 dias úteis a partir da falência.
Pedido de garantia:
Com as informações recebidas da instituição, o FGC libera a solicitação no aplicativo para que os credores cadastrem a conta bancária, façam a validação da biometria e o envio de documentos.
Pagamento de garantia:
Após a assinatura do termo de sub-rogação pelo aplicativo, o pagamento é realizado na conta bancária cadastrada.