Brasil assinou acordo para acabar com caminhões a diesel até 2040 e voltou atrás menos de 24h depois


Imagem de Scharfsinn86 / Canva

Durante a COP30, que acontece em Belém, o Ministério dos Transportes assinou uma documentação prevendo o fim das vendas de caminhões a diesel no Brasil até 2040. Chamada de Global Memorandum of Understanding on Zero, a iniciativa busca tornar as vendas de veículos médios e pesados em 100% modelos elétricos a partir de 2040, acabando com a produção de modelos a diesel.

A ação do ministério pegou de surpresa diversas empresas que participam da COP30 e são produtoras de biocombustíveis, anunciando significativos investimentos para produção de biodiesel e etanol nos próximos anos.

No entanto, menos de 24 horas depois de assinar o memorando, o governo brasileiro desistiu do pacto. Até o texto publicado no site Drive to Zero, que destacava a assinatura do documento, foi retirado do ar.

No mês passado, foi anunciado pelo governo um plano de aumentar em quatro vezes a produção de biocombustíveis no Brasil, focando no consumo interno e exportações, até 2035.

Os produtores dos biocombustíveis repercutiram a assinatura do Global Memorandum of Understanding on Zero pelo governo brasileiro de maneira altamente negativa, o que levou ao cancelamento do documento.

O Ministério dos Transportes destacou que houveram interpretações divergentes do objetivo originalmente pretendido, e por isso o documento foi cancelado.

VER NA FONTE