As grandes companhias aéreas dos Estados Unidos se prepararam para um terceiro dia de cortes de voos determinados pelo governo neste domingo (09), depois que a crescente escassez de pessoal de controle de tráfego aéreo atrapalhou milhares de voos no sábado.
A Administração Federal de Aviação instruiu as companhias aéreas a reduzirem 4% dos voos diários a partir de sexta-feira em 40 aeroportos importantes devido a preocupações com a segurança do controle de tráfego aéreo. A paralisação, que atingiu um recorde de 40 dias, levou à escassez de controladores de tráfego aéreo que, como outros funcionários federais, não recebem salários há semanas.
As reduções nos voos devem chegar a 6% na terça-feira e atingir 10% até 14 de novembro.
A FAA disse no sábado que a falta de pessoal no controle de tráfego aéreo afetou 42 torres de aeroportos e outros centros e atrasou voos em pelo menos 12 grandes cidades dos EUA, incluindo Atlanta, Newark, São Francisco, Chicago e Nova York.
Cerca de 1.550 voos foram cancelados e 6.700 voos sofreram atrasos no sábado, em comparação com a sexta-feira, quando 1.025 foram cancelados e 7.000 sofreram atrasos.
Funcionários das companhias aéreas disseram em particular que o número de atrasos tornou quase impossível programar e planejar muitos voos e expressaram preocupação sobre como o sistema funcionaria se os problemas de pessoal piorassem.
Os cortes, que começaram na manhã de sexta-feira, incluem cerca de 700 voos das quatro maiores companhias aéreas: American Airlines AAL.O, Delta Air Lines DAL.N, Southwest Airlines LUV.N e United Airlines UAL.O. As companhias aéreas devem cancelar aproximadamente o mesmo número de voos no domingo.
Durante a paralisação do governo, 13.000 controladores de tráfego aéreo e 50.000 agentes de segurança foram forçados a trabalhar sem remuneração.
O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, disse que é possível que ele exija cortes de 20% no tráfego aéreo se mais controladores deixarem de comparecer ao trabalho. “Eu avalio os dados”, disse Duffy. “Vamos tomar decisões com base no que vemos no espaço aéreo.”
O senador republicano Ted Cruz disse que foi informado pela FAA que, desde o início da paralisação, os pilotos registraram mais de 500 relatórios de segurança sobre erros cometidos por controladores de tráfego aéreo devido à fadiga.