Uma van contratada para realizar o transporte de uma delegação estrangeira que participa de atividades da COP30 foi parcialmente destruída por um incêndio criminoso na madrugada desta quarta-feira (5), no bairro do Guamá, em Belém.
O veículo estava estacionado em frente à casa do proprietário quando foi atingido pelas chamas. A parte dianteira ficou completamente destruída. Ninguém ficou ferido
De acordo com informações de moradores, o ataque ocorreu por volta das 2h30 da manhã, na passagem Nossa Senhora de Fátima. O veículo, seria utilizado por uma comitiva da Indonésia durante compromissos relacionados à conferência do clima, na capital paraense.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, segundo testemunhas, as chamas já haviam sido controladas por vizinhos antes da chegada da equipe.
Relatos preliminares de moradores apontaram a hipótese de que o incêndio pudesse estar relacionado à rejeição de facções criminosas à presença da conferência na área. No entanto, a Polícia Civil do Pará descartou qualquer ligação entre o crime e a COP30.
Em nota, a corporação informou que “a ocorrência não teve envolvimento com a prestação dos serviços” e destacou que o proprietário da van havia sido contratado para atuar durante o evento.
O caso foi registrado na Seccional do Guamá, e testemunhas estão sendo ouvidas. Perícias foram solicitadas para identificar os autores do crime.
A CNN tenta contato com a embaixada da Indonésia para obter informações sobre o impacto do ocorrido na agenda da delegação.
Belém recebe, neste mês de novembro, lideranças mundiais, organizações ambientais e delegações de diversos países para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
O evento é considerado um dos maiores já realizados na capital paraense, mobiliza reforço na segurança pública e intensifica o monitoramento em diferentes regiões da cidade.