Volvo é pioneira ao aplicar sistema stop/start em caminhões pesados

A Volvo Trucks anunciou o lançamento do primeiro sistema stop/start para caminhões pesados. A nova tecnologia, desenvolvida internamente pela fabricante, reduz o consumo de combustível do veículo ao desligar o motor temporariamente durante descidas.

Diferentemente dos sistemas stop/start aplicados em automóveis, o recurso da Volvo não atua em paradas curtas, como em semáforos ou no trânsito intenso. De acordo com a montadora, o sistema identifica trechos em declive e interrompe o funcionamento do motor. Como resultado, reduz em 1% o consumo de combustível e as emissões associadas.

O recurso é um incremento aos pacotes de tecnologias I-See e I-Roll, que otimizam o desempenho dos caminhões da Volvo por meio de dispositivos de segurança e auxílio de condução. Com base em dados de topografia e informações de trajeto, o novo sistema analisa constantemente a estrada e calcula o momento ideal para desligar e religar o motor. A função entra em operação automaticamente quando o caminhão está acima de 60 km/h, desde que as condições de relevo e temperatura sejam favoráveis.

Segundo Jan Hjelmgren, chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, o stop/start é “uma nova tecnologia de motor que contribui para tornar o transporte rodoviário mais eficiente em termos de consumo de combustível”. O novo sistema estará disponível para os modelos Volvo FH e FH Aero, equipados com motor diesel de 13 litros, e já pode ser encomendado na Europa.

Siga o Estradão no Instagram!

VER NA FONTE