O Botafogo venceu o Clássico da Amizade contra o Vasco por 3 a 0, nesta quarta-feira (5), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão.
Alex Telles, de pênalti, no último lance da primeira etapa, e Artur e Léo Jardim (contra) no segundo tempo marcaram os gols do Alvinegro, que somou seis pontos contra o rival no campeonato — mas foi eliminado pelo Vasco na Copa do Brasil.
Com o resultado, o Botafogo se consolida na zona de classificação para a próxima Libertadores, ainda mais após o G6 virar G7, já que o campeão da atual edição será Palmeiras ou Flamengo.
O time da Estrela Solitária tinha o próprio Vasco como um possível concorrente, mas pode terminar a rodada com sete pontos de vantagem em relação ao 8º colocado, o São Paulo.
Vasco sente desfalques e é dominado pelo Botafogo
Após ter perdido uma sequência invicta na última rodada, quando foi derrotado pelo São Paulo em São Januário, o Vasco voltou a ter uma atuação de nível bem abaixo do que vinha apresentando.
Fernando Diniz não contou com dois titulares absolutos, Paulo Henrique e Nuno Moreira, ambos suspensos, e as ausências foram sentidas, já que o estilo de jogo do time mudou com as entradas de Puma Rodríguez e Vegetti.
Muito exposto no meio de campo, o Vasco foi dominado pelo Botafogo em praticamente toda a partida e viu as chances de vaga para a Libertadores via Brasileirão diminuírem consideravelmente.
Como foram os gols do Botafogo
O primeiro tempo foi marcado por um domínio do Botafogo, que criou as melhores oportunidades e abriu o placar aos 47 minutos através de um pênalti convertido por Alex Telles.
A penalidade máxima foi marcada após falta de Carlos Cuesta em Joaquín Correa dentro da área. Telles, vale lembrar, havia perdido o pênalti na disputa contra o Vasco pelas quartas da Copa do Brasil.
No segundo tempo, o Botafogo ampliou sua vantagem aos 26 minutos com Artur, que recebeu passe preciso de Jefferson Savarino e finalizou com categoria no canto esquerdo.
O terceiro gol veio aos 32 minutos, em lance infeliz do goleiro Léo Jardim, que marcou contra após cabeceada de David Ricardo.
(mais informações em instantes)