Como usar imagens de IA no e-commerce (e vender mais na Black Friday)

Mesmo quem já é expert em compras on-line – e hoje em dia isso pode ser dito sobre quase todo mundo – às vezes fica na dúvida na hora de fechar o carrinho.

Para mim, por exemplo, a qualidade das imagens faz diferença. Se forem toscas, tendo a achar que o mesmo se aplicará aos produtos, e acho que não estou sozinho nessa. Até porque, nesse contexto em que não temos as peças ao alcance das mãos, as fotos acabam fazendo papel de vendedor.

Por causa disso, muita gente honesta que vende bons produtos pode perder negócios, então decidi focar a coluna de hoje nos pequenos e médios empreendedores. Até porque falta pouco para a Black Friday, que nos últimos anos virou um dos momentos mais importantes para o segmento. Como a IA pode ajudar essas pessoas a vender mais na internet?

Quem me ajudou a responder foi a executiva Larissa Morimoto, do aplicativo Photoroom, ferramenta que usa inteligência artificial para gerar e editar imagens. Ela sabe do que fala: em sua rotina, analisa incontáveis fotos de vendedores do mundo todo. A seguir, alguns dos insights:

1. Foto vendedora tem que ser fiel à realidade
A foto pode ser bonita, mas nunca fictícia — o consumidor precisa sentir que o que vê é o que receberá. Algoritmos de IA podem detectar inconsistências visuais e sugerir correções de cor para deixar a imagem mais realista

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2. Capriche na iluminação
Revela detalhes, transmite confiança e reduz o risco de o comprador se decepcionar quando o produto chegar. Ferramentas de IA já ajustam automaticamente a iluminação e o equilíbrio de branco, simulando luz natural mesmo em fotos tiradas com celular

3. Deixe claro se o produto estiver em oferta
Black Friday é muito concorrido e as pessoas olham ofertas muito depressa, então destaque descontos de modo BEM CLARO. “O consumidor precisa da sensação de que, se não comprar naquele momento, vai se arrepender depois”, diz Larissa. Assim, textos curtos como “-30%” ou “oferta limitada” funcionam como minicartazes.

4. Use texto para reforçar valor
Pequenas descrições dentro da imagem ajudam a comunicar diferenciais. Se você vende garrafa de água, ressalte o que o material tem de bom ou explique o que o consumidor vai sentir ao usar o produto. Recorrer a IAs de texto como o ChatGPT pode facilitar essa tarefa. “Mas cuidado para não poluir o visual.”

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5. Mostre o tamanho real
Um erro comum é deixar o cliente sem referência de escala. Fotos com fundo branco — exigência em alguns marketplaces — podem enganar. “É importante incluir elementos que mostrem a dimensão do produto”, orienta Larissa. A mão de uma pessoa segurando o objeto ou a foto num cenário real, por exemplo. A IA também permite gerar simulações realistas de escala, colocando o produto em diferentes contextos com um clique

6. Use nove imagens por produto
A equipe da Photoroom analisou mais de mil vendedores e descobriu que o número ideal de imagens é nove. “Uma com fundo branco, outra com texto, uma mostrando o tamanho, outra com cenário… Isso ajuda a criar confiança e aumentar conversões”. Fotos extras podem mostrar ângulos diferentes ou pequenos detalhes do produto.

7. Inclua pessoas nas fotos
“Ter alguém segurando o produto cria confiança e vende um estilo de vida.” É o que explica por que fotos com gente engajam mais nas redes sociais. A presença humana ajuda o consumidor a se imaginar usando o produto.

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8. Explore o cenário e as sombras
O ambiente comunica tanto quanto o objeto. Para produtos fitness, por exemplo, uma garrafa fotografada ao ar livre transmite energia; em uma mesa de trabalho, sugere praticidade. As sombras também são importantes: “É muito mais chamativo vender um copo com uma sombra do que sem”, diz ela. “A sombra dá a sensação de que o item realmente existe, com dimensão e peso.” Hoje, apps com IA conseguem criar sombras coerentes com a direção da luz, dando realismo instantâneo.

9. Use IA como assistente, não como truque
A inteligência artificial não serve para enganar o comprador, mas para facilitar a vida de quem vende. Ferramentas de IA automatizam tarefas demoradas como remover fundo, criar sombras, padronizar formato ou colocar uma roupa num modelo e permitem que o vendedor se concentre no essencial: vender. “A IA democratiza o acesso a fotos profissionais para quem está começando e não pode pagar um fotógrafo.”

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