A criação de vagas no setor privado dos Estados Unidos se recuperaram acentuadamente em outubro, segundo o relatório de emprego da ADP divulgado nesta quarta-feira (5).
A economia dos EUA abriu 42 mil postos de trabalho no setor privado no mês passado, depois do fechamento revisado para cima de 29 mil postos em setembro.
Economistas consultados pela Reuters previam criação de 28 mil postos de trabalho no setor privado, após fechamento de 32 mil vagas em setembro, conforme relatado anteriormente.
O relatório da ADP é desenvolvido em conjunto com o Stanford Digital Economy Lab. Historicamente, a estimativa mensal tem se desviado da contagem do relatório e emprego do governo produzida pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho.
Mesmo com o relatório de emprego do governo atrasado novamente devido à paralisação mais longa já registrada nos EUA, os economistas continuam a pedir cautela ao interpretar o relatório da ADP, observando diferenças nas metodologias, entre outras limitações.
“Os dados da ADP são limitados às empresas do setor privado que dependem da ADP para gerenciar suas necessidades de folha de pagamento, o que torna os dados da ADP menos representativos nacionalmente”, disse Matthew Martin, economista sênior da Oxford Economics.
“Os dados de emprego da ADP devem ser vistos como um complemento, e não como um substituto, para a pesquisa de emprego do governo.”
A paralisação, agora em seu segundo mês, atrasou o relatório de empregos de setembro, que deveria ter sido divulgado em 3 de outubro.
Embora esse relatório ainda possa ser divulgado quando o governo reabrir, há dúvidas se o Escritório de Estatísticas conseguirá produzir o relatório completo de outubro devido à suspensão da coleta de dados.