Depois da febre do ChatGPT, 31% das empresas avançam para a próxima fase da IA

Depois que o ChatGPT levou a inteligência artificial para o dia a dia das empresas,  a segunda onda dessa revolução, a dos agentes inteligentes, capazes de agir sozinhos, começou. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), em parceria com a Cortex, 31% das organizações  utilizam ou testam a IA agêntica.

O levantamento, que ouviu 117 companhias, mostra que oito em cada dez já usam IA em tarefas rotineiras de comunicação, como análises e geração de insights (80%), produção de artigos (67%) e criação de notícias para canais digitais (64%).

O uso de agentes autônomos, sistemas com memória, autonomia e capacidade de aprendizado ultrapassa a simples automação. “Os agentes  planejam, executam e aprendem em ciclos contínuos”, afirma Claudio Bruno, diretor de Inovação na Cortex Brand. Entre as  empresas que ainda não utilizam, 38% planejam implementar nos próximos dois anos.

Segundo ele, um dos grandes benefícios  desses sistemas é transformar a comunicação de uma função reativa em uma atividade estratégica, capaz de antecipar movimentos e testar hipóteses em tempo real.

Entre as empresas que já adotaram ou testam os agentes, 59% os utilizam para criar posts e responder comentários nas redes sociais, e metade recorre à tecnologia para automatizar clippings e relatórios de reputação.

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Metade das empresas que já adotaram a ferramenta cita ganhos de eficiência, enquanto 24% apontam melhoria na tomada de decisão e 15% relatam geração de insights mais rápidos e precisos.

 A pesquisa identifica  também quais as principais barreiras para a adoção da IA: falta de maturidade da liderança e da cultura organizacional (29%), dificuldade de integração com sistemas existentes (24%) e limitação orçamentária (21%) . Além disso, 73% das equipes ainda estão em fase de adaptação para trabalhar com IA, só 9% se consideram preparadas.

Para Bruno, a transição é inevitável. “Quem continuar operando com base em intuição e relatórios fragmentados vai perder espaço para concorrentes que usam agentes inteligentes para personalizar mensagens em escala e conectar métricas de PR aos objetivos de negócio”, diz.

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