R$ 78 milhões
Estado anunciou o investimento de R$ 78 milhões em infraestrutra e profisissionais
Homem interagindo com robô – (Foto: reprodução)
O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) recebeu um investimento de R$ 78 milhões por parte do governo estadual. O montante faz parte da estratégia de Goiás com a unidade de ensino para expandir a atuação de profissionais da área entre 2026 a 2031. A intenção é aprofundar a cooperação para consolidar Goiás como polo nacional de inteligência artificial.
Da verba anunciada nesta quinta-feira (25), R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, o que deve ampliar a capacidade computacional para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.
LEIA TAMBÉM

Ceia
Criado em 2019, o Ceia-UFG se tornou referência nacional em inteligência artificial aplicada. O novo aporte possibilita o avanço em áreas emergentes da chamada IA de fronteira, incluindo agentes autônomos, sistemas avançados de raciocínio e aplicações voltadas à descoberta científica.
Bolsistas e cooperação internacional
Além da expansão da infraestrutura tecnológica, o programa prevê a manutenção de bolsistas ativos entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores. Serão mais de 130 bolsistas ativos simultaneamente. Também estão previstas ações de retenção e atração de talentos, acordos internacionais de cooperação científica e o fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Na área de inovação, o convênio prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial, contribuindo para o surgimento de novos negócios baseados em conhecimento avançado e tecnologias de ponta, além de suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em IA em outros municípios de Goiás. O foco também será em fortalecer a interiorização da ciência, inovação e tecnologia no estado.

O programa ainda contempla ações educacionais em larga escala, incluindo a capacitação de 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial, a realização da Olimpíada Nacional de IA Aplicada, além do desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância com potencial para alcançar até 10 mil estudantes. A iniciativa pretende ampliar o acesso à formação em tecnologias emergentes e preparar novas gerações para os desafios e oportunidades da economia digital.
O programa também prevê a produção de pelo menos 40 publicações científicas de impacto, ampliando a contribuição de Goiás para o avanço do conhecimento na área e fortalecendo a presença do estado em redes nacionais e internacionais de pesquisa.
Outra meta é consolidar uma rede com 100 empresas parceiras ativas, estimulando a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas pelo centro. Nesse contexto, espera-se ainda o registro de 15 propriedades intelectuais, resultado do desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de geração de valor econômico e social.

O convênio também busca ampliar a capacidade de Goiás de atrair e reter pesquisadores altamente qualificados, criando um ambiente favorável à produção científica e ao desenvolvimento tecnológico.