ANVISA aprova novo medicamento para o tratamento do câncer de mama


Remédio é indicado para pessoas com tumor que não pode ser removido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta semana a aprovação do registro do medicamento Inluriyo®. Segundo a agência, a nova medicação é destinada a adultos com câncer de mama localmente avançado e que não pode ser removido cirurgicamente, ou que já se espalhou para outras partes do corpo, e que foi previamente tratado com terapia endócrina.

Em nota, a Anvisa informou que o tipo de tumor que será tratado pelo novo medicamento tem as seguintes características: positivo para receptor de estrogênio (ER+), negativo para receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2-) e tem mutação no receptor de estrogênio 1 (ESR1m).

Ainda de acordo com o órgão, o câncer de mama é a neoplastia maligna de maior incidência entre as mulheres.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, no período entre 2023 e 2025, foram registrados 73.610 casos da doença. O número representa 30,1% do total dos casos de câncer entre mulheres.



VER NA FONTE