Dia do Orgulho Autista reforça ações de inclusão e respeito à diversidade


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias), destacou as ações de conscientização e valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa faz alusão ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho de 2026. O objetivo é promover o respeito e o combate ao preconceito.

A data busca mudar a perspectiva sobre o autismo, focando nas potencialidades e capacidades dos indivíduos neurodivergentes. Na capital, a gestão municipal atua para fortalecer as políticas públicas de inclusão. O foco está em garantir os direitos fundamentais, ampliando a acessibilidade e a autonomia desses cidadãos.

Prefeitura tem promovido ações de acolhimento e cidadania para pessoas neurodivergentes e suas famílias

A Semias realiza diálogos permanentes com movimentos sociais, associações e grupos representativos da comunidade. De acordo com a pasta, a rede de proteção social recebe investimentos contínuos. A intenção é dar suporte não apenas aos indivíduos com TEA, mas também para garantir o amparo de suas famílias.

O secretário municipal de Inclusão e Assistência Social, Paulo Afonso, ressaltou o compromisso com a igualdade social. O gestor pontuou que o Dia do Orgulho Autista serve como um momento de reflexão e compromisso prático para assegurar que essas pessoas ocupem todos os espaços na sociedade.

A aproximação com as famílias atípicas tem sido utilizada para identificar as demandas prioritárias do município. Essa escuta qualificada direciona o desenvolvimento de ações coletivas mais efetivas em Porto Velho, promovendo a dignidade e a cidadania de forma descentralizada.

O prefeito Léo Moraes reafirmou a importância de manter o respeito e a inclusão ativos no cotidiano institucional, para além das datas simbólicas. O chefe do Executivo enfatizou o trabalho contínuo para construir uma cidade acolhedora, com foco na garantia de direitos e na autonomia plena.



VER NA FONTE