Manaus –O governador Roberto Cidade anunciou a realização de um concurso público para a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), com quase 8 mil vagas, ainda neste ano. O anúncio foi feito durante evento com profissionais da educação o Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan). Ainda segundo Cidade, o governo já está em tramitação para contratar a banca organizadora do concurso.

Sede da Secretaria de Educação (Foto:Divulgação/Secom)
“Todo mundo sabe o que eu fiz, o que eu lutei para que a gente pudesse fazer um concurso público da Assembleia Legislativa do Amazonas, coisa que não acontecia há 14 anos. E eu, nos primeiros dias, me perguntei: ‘Há quanto tempo não tem concurso público na educação?’. Me falaram: ‘Há seis anos’. Nós precisamos aumentar o número de concursados, de professores, de merendeiros, de assistentes sociais. Vamos fazer um estudo técnico de viabilidade e vamos trabalhar para ter o nosso concurso. E hoje eu anuncio aqui para vocês: nós vamos ter concurso público na educação. Quase 8 mil vagas, 7.862 vagas de concurso. Nós já vamos trabalhar para contratar a banca e, este ano ainda, nós vamos estar efetuando este concurso e iniciando as provas, para que a gente possa homologar ainda neste governo e para que possamos estar convocando os nossos profissionais da educação, aumentando o efetivo em todo o estado do Amazonas. Concurso é vida. E se preparem, avisem para todo mundo, porque o nosso concurso lá na Assembleia foi o maior concurso de todos os tempos. Teve o maior número de inscrições e tenho certeza de que este concurso que vamos fazer aqui na educação, na Seduc, vai ser o maior e melhor concurso de todos os tempos, para que possamos aumentar o número de professores e profissionais”, disse o governador.
Em especial para o interior do estado, Roberto Cidade reforçou que o concurso será realizado com rigor e transparência. Além do concurso, o governador também anunciou o envio de fardamento escolar para estudantes do interior do estado e o pagamento da data-base dos profissionais da educação.
“O governo vai fazer o pagamento da data-base do percentual de 4,14% neste mês de junho e, no mês de junho, será pago o retroativo de março para cá. E vai ter Fundeb também no final do ano”, exclamou o governador.
Segundo ele, o governo já iniciou a distribuição dos uniformes e pretende ampliar a entrega até alcançar todos os alunos da rede estadual.
“Quando eu vou ao interior, vim de família do interior. Nasci em Manaus, mas me criei no interior. Sei da dificuldade que é para o estudante e hoje eu falei aqui. Já determinei aos nossos secretários para que a gente possa iniciar, e já mandamos os fardamentos dos alunos do interior. Já temos 75 mil fardamentos que vão ser encaminhados para os nossos alunos e vamos avançar até chegar a todos os alunos até o final deste ano. E também vamos mandar o nosso kit escolar, porque os nossos alunos precisam. Nós sabemos muito bem que este ano tivemos uma queda de arrecadação. Não foi culpa de ninguém. Temos que torcer para o dólar sempre estar aumentando, porque o estado arrecada mais. Tivemos uma queda nestes primeiros meses, mas o dólar começou a subir e a Zona Franca, os empresários, já estão se antecipando na compra para o final do ano. Mas, nem por isso, nós vamos faltar com os nossos compromissos e deixar a nossa marca neste governo. A educação move as pessoas e as nossas crianças e os nossos adolescentes não podem passar por dificuldades”, explicou Cidade.
Ao encerrar o discurso, Roberto Cidade destacou o compromisso com a população amazonense e com o desenvolvimento do estado.
“Eu faço política com responsabilidade, amor e dedicação, olhando e pensando no futuro da nossa gente. Entrei na vida pública para servir e não sou homem de desperdiçar as oportunidades. Eu sou homem que pega a oportunidade e dá o melhor. O que me motiva todos os dias é trabalhar pelo nosso povo e sei que Deus está nos direcionando para o caminho certo, porque eu nasci e me criei para servir. Todos os dias eu durmo muito tarde e acordo cedo, mas peço a Deus para que Ele ore na minha cabeça e me diga: ‘Roberto, faça como sempre fez, pense nas pessoas, trabalhe, dê o seu melhor que as coisas vão acontecer’. Governar este estado, para mim, é a maior missão que posso ter. Pode contar com este caboclo amazonense que vai trabalhar dia e noite para colocar o estado do Amazonas no mais alto do pódio”, disse o governador.