A Universidade Federal do Acre (Ufac) autorizou a saída antecipada de servidores públicos na próxima sexta-feira, 19, em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. A medida foi anunciada pela Reitoria em comunicado publicado nesta terça-feira, 16.
De acordo com a instituição, os agentes públicos cujo expediente regular se encerra após as 16h30 poderão deixar o trabalho a partir desse horário. O jogo do Brasil está marcado para as 19h30, no horário do Acre, e será disputado na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos.
A Ufac informou ainda que as horas não trabalhadas deverão ser compensadas posteriormente. O período de compensação foi estabelecido entre os dias 3 de agosto e 30 de setembro de 2026.
Compensação das horas
Segundo o comunicado da Reitoria, a liberação do expediente não representa dispensa das horas de trabalho. Os servidores beneficiados pela medida deverão realizar a compensação da carga horária dentro do prazo definido pela universidade.
A decisão segue as orientações previstas na Portaria nº 4.779, de 9 de junho de 2026, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que estabelece regras para o funcionamento dos órgãos federais em dias de jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2026.
A partida da Seleção Brasileira será realizada na sexta-feira, 19, às 19h30 no horário acreano. O confronto integra a programação da Copa do Mundo de 2026 e motivou a adequação do expediente na universidade para os servidores que atuam em jornada regular no período da tarde.