PACCAR MX-13: A força por trás de um dos navios mais limpos e eficientes do mercado

Imagem de DAF / Divulgação

Graças, em parte, aos potentes motores PACCAR MX-13 de 530 cavalos, fabricados pela DAF em Eindhoven, o navio Mannheim é 30% mais eficiente. As emissões de NOx do navio também são cinco vezes menores em comparação com embarcações semelhantes equipadas com um sistema de propulsão convencional. Além disso, a instalação diesel-elétrica torna o Mannheim, de 4.600 toneladas, muito mais silencioso e confortável. O navio será usado pela Rhenus Partnership – uma subsidiária do grupo logístico alemão Rhenus Group – para transporte entre o sul da Alemanha, Antuérpia e Roterdã.

A ideia de usar um sistema de propulsão diesel-elétrico veio da Rhenus. Eles procuraram a Vink Diesel, uma empresa familiar de Sliedrecht (Holanda), e pediram para equipar o Mannheim com um sistema movido a cinco motores PACCAR MX-13. Cada um dos cinco motores, adaptados para uso marítimo pela NPS Driven, da Holanda, aciona um gerador que alimenta dois motores elétricos e, por fim, as duas hélices do navio.

Navegação sem emissões

Imagem de DAF / Divulgação

O sistema de propulsão oferece uma potência máxima de 2.650 cavalos (1.946 kW). Um sistema inovador de gerenciamento de energia controla quantos motores MX-13 precisam estar funcionando e em qual capacidade. Quando o Mannheim transporta carga total rio acima, todos os cinco motores são usados para gerar a máxima quantidade de eletricidade. Já ao navegar rio abaixo, muitas vezes um motor é suficiente. Essa flexibilidade proporciona grande economia de combustível e uma redução significativa nas emissões de CO2.
Uma bateria extra e uma fonte de energia adicional movida a hidrogênio permitem até mesmo desligar os motores temporariamente, possibilitando que o navio seja manobrado de forma totalmente elétrica – e sem emissões – quando está no porto. O Mannheim também pode navegar sem emissões ao passar por cidades localizadas às margens do rio.

“Esta solução oferece grandes benefícios,” diz Peter van der Heijden, diretor da NPS Driven. “A eficiência dos motores PACCAR MX-13 é incomparável, e eles só funcionam quando necessário. Comparado a sistemas de propulsão convencionais semelhantes, o consumo de combustível e as emissões de CO2 são 30% menores. E o fato de a Rhenus ter escolhido o HVO como combustível significa que as emissões de CO2 são reduzidas em mais 90%. As emissões de NOx dos motores PACCAR MX-13 também são cinco vezes menores do que as dos motores marítimos mais limpos atualmente no mercado.”

“Para um sistema de propulsão tão revolucionário como este, queríamos encontrar a fonte de energia mais eficiente e limpa do mercado. O motor PACCAR MX-13 da DAF foi a melhor opção em todos os aspectos,” segundo Robert Graf-Potthoff, inspetor técnico da Rhenus. “O fato de os motores PACCAR MX-13 exigirem muito menos manutenção do que um motor marítimo padrão aumenta significativamente a disponibilidade do navio.”

Imagem de DAF / Divulgação

VER NA FONTE