Semipesados 6×2: o que entregam DAF CF 310 e Volkswagen Constellation 26.320

O mercado brasileiro de caminhões semipesados 6×2 reúne modelos com características versáteis, prontos para atender a diferentes perfis de aplicação rodoviária e urbana. Por isso, o Estradão elegeu dois nomes fortes nesse segmento. Ou seja, o tradicional Volkswagen Constellation 26.320 e o DAF CF 310.

Apesar de apresentarem propostas distintas, esses semipesados competem diretamente em operações que exigem bom desempenho, economia e baixo custo de manutenção. Seja como for, esses caminhões estão ganhando protagonismo nas rodovias. Afinal, contam com opções da cabine, distância entre os eixos e têm motor capaz de encarar maiores distâncias rodoviárias a preços mais competitivos frente aos modelos maiores pesados.

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Propostas e dimensões de cada modelo

O que entregam os semipesados 6x2 DAF CF 310 e Volkswagen Constellation 26.320
O DAF CF tem opções de cabine, incluindo com teto baixo como da imagem – Fotos: DAF

O Volkswagen Constellation 26.320 foi desenvolvido para aplicações de curtas distâncias urbanas até operações rodoviárias de médias distâncias. Disponível com três opções de cabine — estendida, leito teto baixo e leito teto alto — o modelo conta com opções de distância entre os eixos de 4.800 mm ou 5.207 mm. Dessa forma, permitindo atender a diferentes implementações.

Já o DAF CF 310 aposta em configurações de cabine mais amplas, como Day Cab (simples), Sleeper Cab (leito) e Space Cab (leito teto alto). Esta última favorece o conforto em viagens um pouco mais longas. Do mesmo modo, a opção de entre-eixos de 4.900 mm ou 5.300 mm garante flexibilidade para encaixar diferentes tipos de carroceria.

Motorização: potência, torque e desempenho

O que entregam os semipesados 6x2 DAF CF 310 e Volkswagen Constellation 26.320
O Volkswagen tem um acabamento mais sóbrio frente ao competidor DAF – Fotos: VWCO

No conjunto motriz, os dois modelos semipesados trazem propulsores de seis cilindros em linha. Mas com diferenças importantes. O Constellation 26.320 utiliza o motor D0836LF17, de 6.870 cm³, que entrega 315 cv a 2.200 rpm e torque de 122 mkgf entre 1.200 e 1.700 rpm. A alimentação é feita via sistema common rail, com tecnologia SCR para controle de emissões, cumprindo as normas atuais.

Enquanto isso, o DAF CF 310 é equipado com o motor Paccar PX-7, de 6,7 litros, capaz de desenvolver 308 cv a 2.200 rpm e o mesmo torque de 122 mkgf, porém com faixa de atuação mais curta, entre 1.200 e 1.500 rpm. Essa diferença favorece a força em baixas rotações, o que contribui para menor consumo e bom desempenho em retomadas. Sobretudo, em trechos urbanos ou estradas de pista simples.

Ambos os modelos utilizam transmissões de 9 marchas, disponíveis nas versões manual. Mas há ainda a caixa automatizada. O que amplia a oferta de configuração de acordo com o tipo de operação. Assim, o representante da VWCO conta com a caixa inteligente ZF Traxon de 12 marchas. Já o DAF conta com a ZF Ecotronic de 9 marchas.

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O semipesado da Volks é um dos mais populares do mercado, mesmo assim perdeu participação para o irmão com potência de 260 cv – Fotos: VWCO

Semipesados 6×2 preparados

Outro aspecto importante está na configuração de suspensões e sistemas de freios. O Volkswagen Constellation conta com suspensão dianteira de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos, além de barra estabilizadora. Na traseira, utiliza eixo rígido motriz e eixo auxiliar com sistema tag-tandem, combinado a balancim e suspensão eletropneumática para o eixo auxiliar.

No DAF CF 310, a suspensão dianteira também adota molas parabólicas. Enquanto a traseira utiliza suspensão balancim com molas trapezoidais. Mas com a opção de suspensor pneumático, que favorece o conforto de rodagem e a proteção da carga em trajetos irregulares.

Preços e custo-benefício

No aspecto comercial, as diferenças de valor dos semipesados são relevantes. O modelo da DAF é comercializado por R$ 631 mil, enquanto o Volkswagen custa R$ 676,2 mil. Essa diferença de mais de R$ 45 mil pode pesar na decisão de frotistas e transportadores. Especialmente quando se busca otimizar a relação entre investimento inicial e custo operacional.

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O nível de acabamento a bordo do CF é muito similar aos dos irmãos cavalos-mecânicos XF – Fotos: DAF

Todavia, o Volkswagen é uma marca mais tradicional no mercado. E seus antecessores Constellation 24.250 (Euro 3) e 24.280 (Euro 5) lideraram o segmento. Nesse sentido, de janeiro a maio, o representante da VWCO teve 690 unidades emplacadas, ocupando a oitava posição no ranking. O DAF CF não tem ainda a mesma popularidade e não aparece no ranking dos mais vendidos.

Ambos garantem boas opções de configuração de cabine, suspensão eficiente e soluções de segurança adequadas para o transporte rodoviário nacional. Assim, a decisão final depende do perfil de operação e da oferta de serviços bem como os preços e entregas do pós-venda.

Ficha técnica comparativa

ItemVolkswagen Constellation 26.320DAF CF 310 6×2 FAS
MotorD08 36LF17, 6 cil., 6.870 cm³Paccar PX-7, 6 cil., 6,7 litros
Potência315 cv a 2.200 rpm308 cv a 2.200 rpm
Torque1.200 Nm de 1.200 a 1.700 rpm1.200 Nm de 1.200 a 1.500 rpm
Câmbio9 marchas manual ou automatizado9 marchas manual ou automatizado
Suspensão DianteiraMolas parabólicasMolas parabólicas
Suspensão TraseiraBalancim e eletropneumáticaBalancim com molas trapezoidais
FreiosTambor nas rodas, ABS, EBD, ATCTambor em todas as rodas, ABS
Entre-eixos (mm)4.800 / 5.2074.900 / 5.300
Peso em ordem de marcha7.262 / 7.335 kg7.095 kg
PBT técnico25.500 kg26.500 kg
CMT35.000 kg35.000 kg
PreçoR$ 676.200R$ 631.000
Fonte: DAF/ VWCO

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