O mercado brasileiro de caminhões semipesados 6×2 reúne modelos com características versáteis, prontos para atender a diferentes perfis de aplicação rodoviária e urbana. Por isso, o Estradão elegeu dois nomes fortes nesse segmento. Ou seja, o tradicional Volkswagen Constellation 26.320 e o DAF CF 310.
Apesar de apresentarem propostas distintas, esses semipesados competem diretamente em operações que exigem bom desempenho, economia e baixo custo de manutenção. Seja como for, esses caminhões estão ganhando protagonismo nas rodovias. Afinal, contam com opções da cabine, distância entre os eixos e têm motor capaz de encarar maiores distâncias rodoviárias a preços mais competitivos frente aos modelos maiores pesados.
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Propostas e dimensões de cada modelo

O Volkswagen Constellation 26.320 foi desenvolvido para aplicações de curtas distâncias urbanas até operações rodoviárias de médias distâncias. Disponível com três opções de cabine — estendida, leito teto baixo e leito teto alto — o modelo conta com opções de distância entre os eixos de 4.800 mm ou 5.207 mm. Dessa forma, permitindo atender a diferentes implementações.
Já o DAF CF 310 aposta em configurações de cabine mais amplas, como Day Cab (simples), Sleeper Cab (leito) e Space Cab (leito teto alto). Esta última favorece o conforto em viagens um pouco mais longas. Do mesmo modo, a opção de entre-eixos de 4.900 mm ou 5.300 mm garante flexibilidade para encaixar diferentes tipos de carroceria.
Motorização: potência, torque e desempenho

No conjunto motriz, os dois modelos semipesados trazem propulsores de seis cilindros em linha. Mas com diferenças importantes. O Constellation 26.320 utiliza o motor D0836LF17, de 6.870 cm³, que entrega 315 cv a 2.200 rpm e torque de 122 mkgf entre 1.200 e 1.700 rpm. A alimentação é feita via sistema common rail, com tecnologia SCR para controle de emissões, cumprindo as normas atuais.
Enquanto isso, o DAF CF 310 é equipado com o motor Paccar PX-7, de 6,7 litros, capaz de desenvolver 308 cv a 2.200 rpm e o mesmo torque de 122 mkgf, porém com faixa de atuação mais curta, entre 1.200 e 1.500 rpm. Essa diferença favorece a força em baixas rotações, o que contribui para menor consumo e bom desempenho em retomadas. Sobretudo, em trechos urbanos ou estradas de pista simples.
Ambos os modelos utilizam transmissões de 9 marchas, disponíveis nas versões manual. Mas há ainda a caixa automatizada. O que amplia a oferta de configuração de acordo com o tipo de operação. Assim, o representante da VWCO conta com a caixa inteligente ZF Traxon de 12 marchas. Já o DAF conta com a ZF Ecotronic de 9 marchas.

Semipesados 6×2 preparados
Outro aspecto importante está na configuração de suspensões e sistemas de freios. O Volkswagen Constellation conta com suspensão dianteira de molas parabólicas e amortecedores hidráulicos, além de barra estabilizadora. Na traseira, utiliza eixo rígido motriz e eixo auxiliar com sistema tag-tandem, combinado a balancim e suspensão eletropneumática para o eixo auxiliar.
No DAF CF 310, a suspensão dianteira também adota molas parabólicas. Enquanto a traseira utiliza suspensão balancim com molas trapezoidais. Mas com a opção de suspensor pneumático, que favorece o conforto de rodagem e a proteção da carga em trajetos irregulares.
Preços e custo-benefício
No aspecto comercial, as diferenças de valor dos semipesados são relevantes. O modelo da DAF é comercializado por R$ 631 mil, enquanto o Volkswagen custa R$ 676,2 mil. Essa diferença de mais de R$ 45 mil pode pesar na decisão de frotistas e transportadores. Especialmente quando se busca otimizar a relação entre investimento inicial e custo operacional.

Todavia, o Volkswagen é uma marca mais tradicional no mercado. E seus antecessores Constellation 24.250 (Euro 3) e 24.280 (Euro 5) lideraram o segmento. Nesse sentido, de janeiro a maio, o representante da VWCO teve 690 unidades emplacadas, ocupando a oitava posição no ranking. O DAF CF não tem ainda a mesma popularidade e não aparece no ranking dos mais vendidos.
Ambos garantem boas opções de configuração de cabine, suspensão eficiente e soluções de segurança adequadas para o transporte rodoviário nacional. Assim, a decisão final depende do perfil de operação e da oferta de serviços bem como os preços e entregas do pós-venda.
Ficha técnica comparativa
Item | Volkswagen Constellation 26.320 | DAF CF 310 6×2 FAS |
Motor | D08 36LF17, 6 cil., 6.870 cm³ | Paccar PX-7, 6 cil., 6,7 litros |
Potência | 315 cv a 2.200 rpm | 308 cv a 2.200 rpm |
Torque | 1.200 Nm de 1.200 a 1.700 rpm | 1.200 Nm de 1.200 a 1.500 rpm |
Câmbio | 9 marchas manual ou automatizado | 9 marchas manual ou automatizado |
Suspensão Dianteira | Molas parabólicas | Molas parabólicas |
Suspensão Traseira | Balancim e eletropneumática | Balancim com molas trapezoidais |
Freios | Tambor nas rodas, ABS, EBD, ATC | Tambor em todas as rodas, ABS |
Entre-eixos (mm) | 4.800 / 5.207 | 4.900 / 5.300 |
Peso em ordem de marcha | 7.262 / 7.335 kg | 7.095 kg |
PBT técnico | 25.500 kg | 26.500 kg |
CMT | 35.000 kg | 35.000 kg |
Preço | R$ 676.200 | R$ 631.000 |