Os efeitos irreversíveis no cérebro pelo uso da IA…

Convidado do programa semanal da coluna GENTE (disponível no canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ e também na versão podcast no Spotify), Miguel Nicolelis é terá seu primeiro livro de ficção científica, Nada mais será como antes, adaptado para o cinema pela diretora Iara Cardoso, com estreia prevista para 2027, Nicolelis debate sobre os efeitos da inteligência artificial no cérebro humano e como as bigtechs podem intensificar os desastres ambientais. Um dos neurocientistas mais conceituados no mundo, o brasileiro analisa como o cérebro humano vem reagindo às novas tecnologias.

“Há vários estudos publicados mostrando os efeitos cognitivos dessa imersão completa no mundo digital e especialmente nesses sistemas ditos inteligentes, porque como sempre gosto de dizer, eles não são nem inteligentes, nem artificiais (…). De uma lado existe toda sorte de promessas não realizadas, mas existe um encantamento (…). Estamos literalmente subcontratando altas funções cognitivas e tomadas de decisão a esses sistemas, que têm uma taxa de erro enorme, que alucinam numa taxa incrível, ninguém sabe solucionar. (…) A influência na forma como a gente pensa está sendo cada vez mais demonstrada, essa imersão digital tem efeitos claros. Quando o cérebro, de uma maneira geral, percebe que nós estamos subcontratando nossas funções cerebrais para máquinas ou qualquer coisa fora do domínio do cérebro, ele começa a dizer: ‘ok, não vou gastar mais energia com isso’. Não preciso mais guardar o número de telefone da minha família inteira, não preciso mais guardar endereços, não preciso mais pensar como se faz multiplicação. É um processo que tudo leva a crer que a influência digital tem um impacto profundo na mente humana”.

Sobre o programa semanal da coluna GENTE. Quando: vai ao ar toda segunda-feira. Onde assistir: No canal da VEJA no Youtube, no streaming VEJA+ ou no canal VEJA GENTE no Spotify, na versão podcast.

VER NA FONTE