Volvo Trucks alcança a marca de 10.000 caminhões movidos a gás vendidos em todo o mundo

Volvo FH 460 GNL | Imagem de Volvo Trucks

A Volvo Trucks anunciou que atingiu a marca histórica de mais de 10 mil caminhões movidos a gás entregues globalmente desde o lançamento da tecnologia, em 2018.

Segundo a montadora, 2025 representou o melhor ano de vendas de caminhões a gás em sua história, impulsionado por produtos de destaque e pela oferta e custo favoráveis do combustível.Os caminhões a gás da Volvo estão ganhando volume à medida que mais mercados adotam combustíveis alternativos capazes de reduzir significativamente as emissões de CO₂.

Os modelos pesados FM, FH e FH Aero contam com motores a gás que operam tanto com GNL convencional (Gás Natural Liquefeito) quanto com bio-GNL — combustível não fóssil produzido a partir de resíduos orgânicos.

O Reino Unido lidera o ranking de mercados para a solução, seguido por Alemanha, Suécia, Países Baixos, Noruega e França. Mercados emergentes, como Índia e América Latina, apresentam crescimento constante nos volumes.

“A tecnologia de motores a gás da Volvo é uma solução líder em termos de potência, torque, resposta do motor e eficiência de combustível, e nossos clientes também apreciam o forte desempenho, a dirigibilidade e o conforto geral de nossos caminhões movidos a gás”, afirma Jan Hjelmgren, chefe de gerenciamento de produtos da Volvo Trucks. “Vemos um potencial substancial para caminhões movidos a gás como um passo importante na jornada rumo ao transporte com zero emissões.”

Com autonomia de até 1.000 km com um único tanque, os veículos se mostram adequados para transporte de longa distância, distribuição regional e operações de construção. A tecnologia de motor a gás da Volvo deriva do bem-sucedido conjunto D13 e utiliza o sistema HPDI (High Pressure Direct Injection) da fornecedora Cespira, empregando pequena quantidade de diesel como ignição — ou HVO (óleo vegetal hidrogenado) para alcançar redução de até 100% de CO₂ (do poço à roda) em comparação com caminhões a diesel.

Em diversos países, como Alemanha, Noruega, Finlândia e Suécia, a rede de postos de abastecimento de gás já está bem desenvolvida e oferece bio-GNL de forma ampla, o que permite reduções expressivas de emissões.

A solução integra a estratégia de três caminhos da Volvo Trucks para atingir emissões zero no escapamento até 2040: veículos elétricos a bateria, elétricos a célula de combustível e motores a combustão com combustíveis renováveis, como o bio-GNL.

VER NA FONTE