Trump quer taxas de hipoteca mais baixas; novo chair do Fed não pode ajudar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já afirmou diversas vezes que deseja taxas de juros mais baixas para melhorar o acesso à moradia.

No entanto, o Federal Reserve não define diretamente as taxas de hipoteca. Essas taxas acompanham, em grande parte, o rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos, que sobe e desce por uma série de razões econômicas.

“O mercado de hipotecas é muito complexo”, disse Charlie Dougherty, economista sênior do Wells Fargo. “Sim, o Fed desempenha um papel nisso, mas a causa principal das altas taxas de juros das hipotecas está relacionada à inflação, às perspectivas de crescimento e às pressões fiscais.”

As taxas médias de hipoteca têm permanecido teimosamente pouco acima de 6% nos últimos meses, mesmo depois de o Fed ter reduzido as taxas de juros três vezes consecutivas no final de 2025.

Kevin Warsh, indicado por Trump para a presidência do Fed, é conhecido por sua postura conservadora e por ter apoiado juros mais altos durante seu mandato anterior no Fed. No entanto, mesmo que Warsh reduza a taxa básica de juros do Fed mais do que o esperado, as taxas de hipoteca podem não cair.

O Wells Fargo prevê que o rendimento dos títulos do Tesouro americano com vencimento em 10 anos caia no início deste ano, antes de voltar a subir em 2027 — uma mudança que pode pressionar as taxas de hipoteca para cima no futuro. Dougherty afirmou que a nomeação de Warsh não altera a perspectiva do banco.

 

VER NA FONTE