Um homem de 55 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil, suspeito de se passar por delegado para praticar crimes de estelionato e extorsão na venda de terrenos. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (29), na Rua dos Imigrantes Sírios-Libaneses, em Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pùblica), o homem foi localizado em um estabelecimento comercial no momento em que cobrava valores referentes à venda de um terreno que, de acordo com testemunhas, não lhe pertencia.
À polícia, as vítimas relataram que já haviam feito pagamentos de alto valor pela negociação e que eram constrangidas e ameaçadas pelo homem, que se apresentava como delegado de polícia para persuadir e ganhar vantagem sobre elas.
O caso foi registrado na DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra como localização e apreensão de veículo, estelionato e extorsão.
O esquema
À CNN Brasil, o delegado responsável pela investigação detalhou o modo de atuação do suspeito. De acordo com a polícia, o homem já possuía antecedentes e registros por estelionato.
Segundo o delegado, ele utilizava a falsa condição de policial civil para intimidar as vítimas, fazendo ameaças e constrangimentos com o objetivo de forçar o pagamento pelos terrenos. As propriedades negociadas, ainda conforme a investigação, não pertenciam ao suspeito.
Após a repercussão da ocorrência, uma segunda vítima procurou a delegacia e relatou ter sido alvo do mesmo golpe. O relato aponta que o investigado utilizou o mesmo modus operandi e chegou a vender o mesmo terreno para mais de uma pessoa.
A primeira vítima teve um prejuízo estimado em R$ 25 mil, enquanto a segunda afirmou ter perdido cerca de R$ 75 mil.
Em imagens obtidas pela reportagem, é possível observar o homem se passando por delegado, usando trajes policiais e distintivo. Veja:

Prisão
Após a identificação do suspeito, a polícia chegou ao local onde ele estaria. No endereço, os agentes o flagraram constrangendo uma das vítimas, se apresentando como delegado de polícia e exigindo o pagamento de uma suposta dívida relacionada à venda de um terreno.
Com o suspeito, foram apreendidos dois veículos, um celular, camisetas com identificação da Polícia Civil e distintivos falsos com a inscrição “Delegado de Polícia”.
A companheira dele, de 48 anos, também é investigada por suspeita de ter recebido valores ligados ao esquema criminoso.
O homem permaneceu preso e à disposição da Justiça. O caso foi registrado na DISE (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra como localização e apreensão de veículo, estelionato e extorsão.
Veja o momento da prisão