Kleber Mendonça Filho critica demolição do teatro de “Sai de Baixo”

Conhecido por sua defesa da memória em seus filmes, o diretor de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho, lamentou neste sábado (24), em suas redes sociais, a demolição do teatro Procópio Ferreira, na região central de São Paulo, no dia anterior.

“O Procópio Ferreira sendo demolido é inacreditável. Tudo o que São Paulo precisa no século 21 é perder um teatro de 77 anos de história”, escreveu o cineasta, que na última semana teve sua obra indicada a quatro Oscar.

O teatro Procópio Ferreira, construído em 1948 na rua Augusta por Gastão Rachou, tornou-se um dos principais espaços culturais de São Paulo durante seus 77 anos de funcionamento.

Localizado em uma das ruas mais badaladas da cidade, reverenciada no passado pela efervescência cultural de bares, teatros e casas noturnas, o espaço se consolidou como um palco de referência para produções teatrais e artísticas.

O teatro leva o nome de Procópio Ferreira, um dos maiores nomes da dramaturgia brasileira, em homenagem ao legado do ator na cena nacional.

O diretor Kleber Mendonça Filho lamenta demolição do teatro Procópio Ferreira, em São Paulo • Instagram | Kleber Mendonça Filho
O diretor Kleber Mendonça Filho lamenta demolição do teatro Procópio Ferreira, em São Paulo • Instagram | Kleber Mendonça Filho

Entre 1996 e 2002, o teatro Procópio Ferreira ganhou fama nacional ao abrigar as gravações do humorístico dominical “Sai de Baixo”, da Globo. Com capacidade para 700 pessoas na época, o espaço recebia uma plateia que acompanhava ao vivo as tramas farsescas do programa, dirigido por Daniel Filho.

Após décadas de importância cultural, o teatro Procópio Ferreira encerrou suas atividades em novembro de 2025, até a estrutura ser demolida nesta sexta-feira (23), segundo imagens divulgadas em redes sociais.

VER NA FONTE