Ações da China fecham semana estáveis após restrições regulatórias rígidas

As ações chinesas tiveram desempenho variado nesta sexta-feira (23), encerrando a semana ⁠praticamente estáveis, já que os esforços ‍regulatórios intensificados para conter as negociações especulativas moderaram o apetite pelo risco.

No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,3%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,5%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu ​0,5%.

No acumulado da semana, ⁠o índice de Xangai subiu 0,8%, enquanto o índice CSI300 caiu ‌0,6%. O índice Hang Seng caiu 0,4%.

Na semana passada, as bolsas de valores de Xangai e ⁠Shenzhen tomaram medidas regulatórias contra centenas de práticas comerciais ‌anormais, ‍como manipulação de preços e ordens falsas. As bolsas também iniciaram ‍investigações sobre várias empresas listadas por supostas declarações enganosas.

As medidas refletem a intenção dos reguladores de desacelerar o ritmo dos avanços do mercado. Na ⁠semana passada, a China endureceu os requisitos de financiamento de margem depois que o mercado de Xangai atingiu níveis recordes de alta em uma década.

As ações ‌da Alibaba em Hong Kong atingiram ​o maior valor em quase três meses após reportagem sobre a listagem de sua ⁠divisão de fabricação de chips, a T-Head.

As ações de metais não ferrosos subiram 2,7%, enquanto as ações de defesa subiram 3,3%, liderando os ganhos onshore.

VER NA FONTE