
A Mercedes-Benz e a empresa Arquus receberam um pedido conjunto do Ministério de Defesa da França, para entrega de 7 mil caminhões militares às forças armadas do país.
O caminhão pedido recebe a denominação de “PL6T” (Porteurs Logistiques 6 Tonnes – Transportadores Logísticos de 6 Toneladas), que se refere à classe de veículos projetada para uma carga útil de seis toneladas.
Os países da Europa estão investindo significativamente em suas forças armadas desde que a Guerra da Ucrânia começou, em 2022, e isso tem sido ampliado com os grandes desafios geopolíticos dos últimos meses.
O enorme pedido de 7 mil caminhões tem prazo para entrega de dez anos, até 2036.
Os caminhões que serão entregues pela Mercedes-Benz são do modelo “Zetros by Arquus”, que foi apresentado pela primeira vez pelas duas empresas em outubro de 2025 no “Forum Entreprises Défense” em Versalhes Satory.
O caminhão combina a comprovada plataforma do veículo Mercedes-Benz Zetros com a integração, militarização e suporte técnico da Arquus. O veículo foi projetado para uso em ambientes exigentes e visa contribuir para a melhoria da segurança e mobilidade das Forças Armadas Francesas.
Esses caminhões recebem motores Mercedes-Benz OM 460 com certificação Euro 3, que opera de forma confiável mesmo quando abastecido com combustíveis de baixa qualidade na área operacional. Além disso, todos os modelos possuem transmissão totalmente automática com conversor de torque.
Para a França, os caminhões poderão receber cabine blindada e várias opções de carroceria, como transporte de tropas, veículos de transporte, veículos com carroceria fechada, variantes com guindaste e caminhões com guincho.
O valor total do negócio não foi divulgado.