Botão de Pânico será instalado nos ônibus tarifa zero de Maricá (RJ)



Segundo prefeitura, dispositivo será conectado com a PM e Guarda Municipal, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp)

ADAMO BAZANI

Os ônibus do sistema municipal do Tarifa Zero de Maricá (RJ) terão botão de pânico.

A promessa é da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã feita nesta semana, mas ainda sem uma definição de data para o início do funcionamento.

De acordo com o secretário Júlio Veras, logo após o acionamento pelos motoristas, equipes de segurança pública serão deslocadas até os veículos.

Para isso, todo o sistema será conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que, por sua vez, passará o alerta para equipes da PM (Polícia Militar) ou Guarda Municipal.

“Este botão é uma medida preventiva tanto para os motoristas quanto para os passageiros. Em qualquer situação de emergência, o dispositivo pode ser acionado e os agentes localizam o veículo rapidamente para prestar o apoio necessário” – disse, por meio de nota.

Os motoristas de ônibus serão orientados a acionar o botão de pânico em casos emergenciais como vandalismo, atos contra as mulheres, intolerâncias raciais, de orientação sexual e sociais que resultem em violência, assaltos ou perigos iminentes, tanto nos coletivos em si como nos arredores.

As ocorrências de segurança pública têm chamado a atenção no transporte gratuito de Maricá (RJ).

Nesta semana, câmeras de segurança da prefeitura ajudaram a detenção de 14 jovens que estavam atacando um dos ônibus do Tarifa Zero,  como detalha a secretaria por meio de nota.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, auxiliou, na tarde da última quinta-feira (15/01), agentes da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) na interrupção de atos de vandalismo praticados por 14 jovens contra um ônibus do sistema Vermelhinho, que seguia com destino ao distrito de Ponta Negra.

A identificação e a abordagem do veículo ocorreram em Ponta Negra após agentes da Guarda Municipal, que monitoravam o circuito de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), observarem ações suspeitas durante o trajeto. Diante da situação, o sistema integrado foi acionado e os policiais militares realizaram a parada do ônibus na RJ-118.

No local, a ação interrompeu o ato de vandalismo e os envolvidos foram encaminhados à 82ª Delegacia de Polícia (Maricá).

Adamo Bazani,  jornalista especializado em transportes

VER NA FONTE