
Na manhã de hoje, 14 de janeiro, o ministro dos Transportes, Renan Filho, iniciou mais uma edição da caravana ‘Na Boleia do Brasil’, projeto que leva a agenda ministerial diretamente às obras em andamento pelo país e promove, junto à sociedade, diálogos sobre os desafios e as prioridades no setor de infraestrutura.
Durante três dias, Renan Filho irá percorrer os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, visitando cerca de 10 obras estratégicas. A iniciativa dá continuidade ao projeto lançado em novembro de 2025, quando Renan Filho deixou Brasília em uma viagem de caminhão rumo à COP30, em Belém (PA).
O pontapé inicial acontece em Belo Horizonte, durante uma reunião com os instrutores de trânsito do estado para falar sobre a CNH do Brasil. Cerca de 135 mil pessoas de todo o país se inscreveram, pelo aplicativo, para fazer o curso de instrutor. Somente em Minas Gerais foram 261 mil solicitações para obtenção da carteira de motorista pela plataforma até o momento.
Ainda na quarta-feira, Renan Filho autoriza o início das obras do Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros que será instalado em Carandaí, no trecho da BR-040 que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora (MG).
Já no Rio de Janeiro uma parada importante será na Serra das Araras, na BR-116 (Rodovia Presidente Dutra). Com investimento de R$1,5 bilhão, a intervenção prevê a construção de novas pistas de subida e descida no trecho sinuoso de 10 quilômetros da serra, resolvendo um gargalo histórico que há décadas compromete a fluidez e a segurança deste importante corredor rodoviário do país.
Em São Paulo, o ministro dos Transportes visitará as obras na Via Dutra, nos trechos de São José dos Campos e Guarulhos, fundamentais para desafogar o tráfego nas principais entradas da capital e no Vale do Paraíba, facilitando o escoamento da produção aeroespacial, automotiva, química e de tecnologia, setores fortes desta região do interior paulista.