A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou, nesta terça-feira (13), que dois bebês foram intoxicados após consumirem fórmula infantil da Nestlé pertencente a lotes contaminados.
Segundo o governo do DF, ambos os casos estão relacionados a produtos que tiveram a comercialização proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na última semana.
Veja também: Quase uma tonelada de carne imprópria é apreendida no interior de SP
Os bebês, conforme a pasta, têm cerca de um ano e apresentaram vômitos persistentes e diarreia após a ingestão da fórmula. Após a identificação dos lotes consumidos, as famílias suspenderam o uso do produto, e os pacientes evoluem bem.
Na última quarta-feira (7), a Anvisa determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos das fórmulas infantis, após um recolhimento voluntário realizado pela Nestlé. A medida foi adotada devido ao risco de contaminação pela toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode causar intoxicação alimentar.
A Vigilância Sanitária do Distrito Federal informou que todas as drogarias, estabelecimentos de saúde e pontos de venda já foram oficialmente notificados sobre o recolhimento. A saúde alertou ainda que, caso seja constatada a venda de produtos incluídos no recolhimento, o estabelecimento será responsabilizado conforme a legislação sanitária vigente.
Foi verificado pela Gerência de Nutrição que as fórmulas infantis distribuídas pela rede pública do DF para uso domiciliar não fazem parte dos lotes afetados.
A CNN Brasil entrou em contato com a Anvisa e com a Nestlé e aguarda posicionamento.
*Sob supervisão de Pedro Osorio