Previsão de frente fria em SP: veja como fica o clima na virada do ano

A semana do Ano Novo em São Paulo será marcada por uma mudança significativa nas condições meteorológicas devido à passagem de frentes frias. A informação é da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira (31), último dia de 2025, o sol ainda predomina em grande parte do território paulista, mantendo as temperaturas elevadas e a sensação de abafamento na virada do ano.

Calor extremo em São Paulo: cidades do interior ultrapassam 40° C

Contudo, a combinação de calor e umidade aumenta o risco de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer de forma moderada a forte, com raios e ventos, especialmente no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Vale do Ribeira.

Chuvas, temporais, sol e frente fria

O enfraquecimento de um bloqueio atmosférico encerra a onda de calor que registrou recordes de temperatura, dando lugar a um cenário de instabilidade com chuvas persistentes e risco de temporais em todo o estado.

Inmet altera previsão para fim de onda de calor; veja até quando vai durar

Nesta quinta-feira (1º), a previsão do tempo indica sol com variação de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde. Já na sexta-feira (2), uma nova frente fria avança pela costa, favorecendo tempo nublado e precipitações a qualquer hora do dia, principalmente na faixa leste e litoral.

Esse sistema contribuirá para a redução gradual das temperatura. Na capital, a máxima deve ficar em torno de 29°C na sexta-feira, enquanto no interior variará entre 29°C e 33°C.

Calor recorde em SP faz prefeitura adotar operação especial na capital

Áreas com maiores acumulados de chuva

Até a próxima segunda-feira (4), os acumulados de chuva serão significativos, elevando o risco de alagamentos e deslizamentos. A Defesa Civil destaca os níveis de atenção por região:

  • Muito altos: Vale do Ribeira, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista e Litoral Norte.
  • Altos: Região Metropolitana de São Paulo, Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba.
  • Médios: Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto e Presidente Prudente.

VER NA FONTE