“O Agente Secreto” pode entrar para a história do Oscar; entenda por quê

A lista de pré-indicados do Oscar divulgada nesta terça-feira (16), trouxe uma nova perspectiva para “O Agente Secreto” na premiação, ao figurar na inédita categoria “Melhor Elenco“.

Além de já estar cotado para categorias clássicas como Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura, a produção brasileira foi apontada na novidade de 2026, que premia o Diretor de Elenco pelo seu trabalho. Apenas com a shortlist, “O Agente Secreto” ao lado de “Sirât” e “Sentimental Value”, podem ser os primeiros filmes internacionais a receberem indicações na categoria, sendo as produções do Brasil, Espanha e Noruega. Ao todo, dez títulos foram pré-selecionados, sendo sete de origem norte-americana.

Caso seja indicado, o longa metragem de Kleber Mendonça Filho se torna o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria e, se for o vencedor, a produção entra para a história da premiação como o primeiro longa a receber a estatueta na modalidade.

A produção também pode receber a maior quantidade de indicações brasileiras em um mesmo ano, superando o recorde de “Cidade de Deus” em 2004, que foi indicado para Melhor Diretor (Fernando Meirelles), Melhor Fotografia (César Charlone), Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani) e Melhor Edição (Daniel Rezende). Somado as categorias já citadas, “O Agente Secreto” figura também com possíveis indicações de Atriz Coadjuvante para Tânia Maria e Melhor Direção para o cineasta pernambucano.

A lista oficial de indicados ao Oscar 2026 acontece dia 22 de janeiro. Confira aqui os pré-indicados nomeados hoje.

VER NA FONTE