Mulheres na Política…



Fazer política sendo mulher no Brasil é um exercício diário de sobrevivência em um sistema que ainda a enxerga como intrusa. Essa barreira é histórica e alimentada pelo preconceito de que a firmeza e a razão pertencem apenas aos homens, enquanto às mulheres restam os estereótipos da emoção ou a limitação às pautas assistenciais.
 
Quando decidem debater economia, infraestrutura ou segurança, elas precisam provar o dobro de competência para conquistar respeito.
 
A violência contra a mulher eleita é silenciosa e psicológica: manifesta-se em interrupções na tribuna, dolorosas ironias dos colegas e ataques pessoais nas redes sociais para tentar sinalizar que aquele espaço não lhes pertence.
 
O reflexo exato disso está na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que em décadas de história nunca elegeu uma mulher para a presidência.
 
Essa exclusão não ocorre por falta de capacidade, mas por articulações de bastidores que mantêm o comando como um território masculino proibido.
 
A democracia será incompleta enquanto a liderança feminina for tratada como uma concessão.
 
O espaço político não precisa de mulheres apenas para cumprir cotas ou ilustrar propagandas eleitorais.
 
Sobreviver na política é o que elas fazem hoje; liderar com excelência é o que elas entregam.
 
A presença feminina no topo não diminui ninguém, pelo contrário, engrandece a democracia e traz o…



VER NA FONTE