Diesel precisará ser importado a partir de julho



Imagem de Copilot Image Creator

A partir de julho, parte do diesel vendido das refinarias da Petrobras para as distribuidoras terá que ser importado. A informação foi confirmada por Magda Chambriard, presidente da Petrobras, em coletiva de imprensa na quinta-feira, 25 de junho.

Nos últimos três meses, a empresa não precisou recorrer a importações de outros países. Porém deverá iniciar uma fase de paradas e obras em refinarias, o que vai ampliar a necessidade de importar o combustível de outros países.

As paradas de manutenção e obras em refinarias foram adiadas pela Petrobras nos últimos meses por conta do conflito entre Irã e Estados Unidos, que fez o custo do petróleo no mercado internacional disparar.

Atualmente, cerca de 30% do diesel é importado, e a Petrobras responde por 70% da produção.

Com a guerra, a Petrobras acelerou o uso das refinarias, chegando a 97,4% de utilização do parque de refino.

O diesel foi um dos derivados de petróleo mais produzidos nos últimos três meses, com o diesel S10 chagando a 512 mil barris produzidos por dia. Somando com o S500, com maior teor de enxofre, a produção chegou a 715 mil barris por dia.

VER NA FONTE