quanto os clube de GO recebem de recursos públicos


SOCORRO FINANCEIRO

São R$ 11 milhões divididos entre todas as equipes do estado de Goiás que disputam competições nacionais

Design sem nome (32)

Fotos: Dragão TV

O clubes goianos que disputam competições nacionais receberam da Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Municipal de Goiânia o duodécimo. Trata-se de um socorro financeiro destinado às agremiações, proveniente do poder público. Ele ocorre quando os legislativos municipal e estadual utilizam os recursos de forma econômica, ou seja, gastam menos do que o valor dos repasses, e esse restante volta para os cofres públicos. As devoluções costumam ser aplicadas em infraestrutura e serviços para a população, o que inclui o futebol.

O valor equivale a 1/12 avos do orçamento anual destinado ao Legislativo, por isso o nome “duodécimo”. Neste ano de 2026, o valor destinado às equipes é de R$ 11 milhões, sendo R$ 5,5 milhões da Assembleia e R$ 4,5 milhões da Câmara Municipal de Goiânia.

Plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Will Rosa/Alego)

Os R$ 4,5 milhões são divididos entre Atlético, Goiás e Vila Nova (R$ 1,5 milhão cada), que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira (23), o Dragão comunicou o recebimento com a presença do presidente Adson Batista e dos presidentes da Alego, deputado Bruno Peixoto, e da Câmara, vereador Romário Policarpo, entre outras lideranças políticas.

“Fica o meu agradecimento, porque fazer futebol profissional não é fácil, é muito caro, é muito difícil. Essa estrutura aqui é muito pesada financeiramente”, disse Adson na solenidade de recebimento do duodécimo, na sede do clube rubro-negro.

Contrapartidas

Segundo Romário Policarpo, para receber as verbas, os clubes terão que oferecer contrapartidas à população como distribuição de ingressos nas escolas públicas e vagas nas escolinhas de iniciação esportiva.

“Uma das contrapartidas é a distribuição de ingressos de forma gratuita para crianças e jovens que se encontram em escolas públicas. É a possibilidade de acesso que muitas vezes esses jovens não têm o recurso para poder ir ao estádio de futebol ver seu time do coração. É uma das obrigações que a gente exige desses clubes são os ingressos gratuitos para serem distribuídos nos colégios públicos. Também existem outras contribuições como as vagas de escolinhas de iniciação esportiva que também serão abertas de forma gratuita para atender a comunidade mais carente”, disse Policarpo.

Escolinha de iniciação esportiva do Goiás (Foto: Goiás Esporte Clube Oficial/Instagram)

Já a Assembleia Legislativa ficará responsável pela destinação de recursos de R$ 5,5 milhões às equipes goianas que disputam as Séries C e D do Campeonato Brasileiro: Anápolis, Abecat Ouvidorense, CRAC, Aparecidense, Inhumas e Goiatuba.

Na Série C, o Anápolis receberá a contribuição de R$ 500 mil. Os demais times goianos, que estão na Série D, receberão o incentivo de R$ 250 mil cada.

Segundo Bruno Peixoto, o objetivo é contribuir para que as equipes sejam ainda mais competitivas em nível nacional, chegando à Série A, a elite do futebol brasileiro.



VER NA FONTE