A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento não hormonal destinado a aliviar os sintomas das ondas de calor em mulheres na menopausa. Desenvolvido por um laboratório japonês e à base de Fesolinetam, o remédio atua numa região do cérebro, chamada de hipotálamo. Assim, reduz a frequência e intensidade dos fogachos que afetam cerca de 80% das mulheres nessa fase.
Isabela é uma dessas mulheres que enfrentam as dificuldades trazidas pela menopausa há dois anos. As ondas de calor impactaram negativamente sua qualidade do sono e vida diária. Ela optou por evitar tratamentos hormonais tradicionais.
O novo tratamento oferece uma alternativa eficaz para mulheres com trombose, câncer de mama, riscos de doenças no coração e para casos como o de Isabela. Estudos indicam que ele pode diminuir até 64% das ocorrências desses sintomas já no primeiro dia de uso.
Ainda sem preço definido no Brasil, o medicamento aguarda processo regulatório antes da comercialização nas farmácias locais. Apesar disso, há otimismo entre as pacientes quanto às novas possibilidades terapêuticas oferecidas pelo produto.
Fonte: Portal R7