EUA – O uniforme que marcou uma das maiores conquistas da história do futebol brasileiro acabou entrando em uma lista curiosa por outro motivo. A camisa usada pela seleção na conquista da Copa do Mundo de 2002 foi apontada como uma das dez mais feias de todos os Mundiais, segundo um ranking publicado pelo site americano The Athletic.

(Foto: Reprodução / Fifa)
A camisa pentacampeã apareceu na 10ª posição da lista. De acordo com a avaliação do veículo, o principal problema do design estava nos detalhes verdes adicionados ao tradicional uniforme amarelo. Os editores classificaram os elementos como exagerados e fizeram críticas à combinação visual da peça.
A publicação ainda destacou que o desempenho da seleção naquele Mundial ajudou a valorizar uma camisa que, na opinião dos avaliadores, não teria o mesmo impacto sem aquela geração.
Apesar da posição no ranking, o uniforme é um dos mais lembrados pelos torcedores brasileiros. Foi com ele que a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari conquistou o quinto título mundial, na Copa realizada na Coreia do Sul e no Japão, com uma geração que tinha nomes como Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho.
A liderança da lista ficou com a camisa usada pela Bolívia na primeira Copa do Mundo da história, em 1930. Na ocasião, os jogadores entraram em campo com letras individuais no uniforme que, juntas, formavam a mensagem “Viva Uruguai”, uma homenagem ao país-sede do torneio.
Veja o ranking das 10 camisas mais feias das Copas, segundo o The Athletic:
- Bolívia (1930)
- Holanda — goleiro (1994)
- Suíça (2026)
- Bélgica (1982)
- Suíça (2022)
- Rússia (1994)
- Nigéria (1994)
- Estados Unidos (1994)
- Estados Unidos (2022)
- Brasil (2002)