A poucas horas da divulgação do resultado da Eleição Suplementar para o Governo de Roraima, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) avaliou de forma positiva o andamento da votação em todo o estado e afirmou que aguarda a conclusão da apuração para definir os próximos passos do processo eleitoral.
Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (21), representantes da Justiça Eleitoral destacaram que o pleito transcorreu dentro da normalidade, sem registros de ocorrências graves, e que as poucas intercorrências verificadas ao longo do dia foram solucionadas sem comprometer a votação.
“O processo de hoje tem sido muito tranquilo. Tudo tem transcorrido muito bem. Com exceção de situações pontuais já mencionadas, nós não tivemos nenhum problema ou intercorrência grave. Está tudo indo muito bem”, afirmou o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), Philip Bardieux.
Segundo ele, os dados de abstenção ainda não podiam ser divulgados durante a coletiva porque nenhuma urna havia transmitido informações até aquele momento. O procedimento só começa após o encerramento da votação e a emissão dos boletins de urna.
“A partir das 17 horas, quando não tiver mais nenhum eleitor na fila, os procedimentos de encerramento serão executados. Depois, essas mídias são levadas até os postos de transmissão e enviadas diretamente aos servidores do Tribunal Superior Eleitoral. Somente após essa transmissão será possível acessar os dados de abstenção e o total de votos”, explicou.
A expectativa da Justiça Eleitoral é que as primeiras transmissões ocorram poucos minutos após o fechamento das seções, principalmente nas comunidades menores do interior. Com base na experiência de eleições anteriores, o resultado consolidado deve ser conhecido entre 19h30 e 20h.


Apenas quatro urnas apresentaram defeito
Durante o balanço, Bardieux informou que dez urnas precisaram ser substituídas ao longo do dia. No entanto, apenas quatro apresentaram defeitos efetivos.
Segundo ele, seis ocorrências foram provocadas por erro operacional de mesários, que desligaram os equipamentos após a emissão da zerésima, procedimento que não deve ocorrer.
“Quando você emite a zerésima, não desliga mais a urna. Em seis casos, o equipamento foi desligado e precisou ser reiniciado. Como nenhum eleitor havia votado ainda, bastou repetir o procedimento e a urna voltou a funcionar normalmente”, esclareceu o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Paulo Cézar Rodrigues.
Considerando as 1.483 seções eleitorais instaladas em Roraima, o índice de ocorrências ficou abaixo de 1%. “Das dez urnas substituídas, apenas quatro efetivamente apresentaram problema. Isso representa cerca de 0,67% das seções eleitorais do estado, um percentual que estava dentro do nosso radar”, destacou.
A Justiça Eleitoral também explicou a situação da comunidade Camará, que enfrentava falta de energia elétrica há dois dias. De acordo com Paulo Cézar, o problema não afetou a votação porque foram disponibilizadas baterias extras para garantir o funcionamento dos equipamentos.


Próximos passos dependem da apuração
Questionados sobre a posse do futuro governador e sobre a possibilidade de segundo turno, os representantes do TRE-RR evitaram antecipar qualquer cenário e afirmaram que as definições dependem da conclusão da apuração.
“Primeiro precisamos finalizar o que está ocorrendo agora. Ainda estamos em fase de apuração. Depois haverá uma manifestação do Tribunal Regional Eleitoral sobre os próximos passos”, afirmou a equipe jurídica da Corte.
Sobre um eventual segundo turno, Bardieux lembrou que a legislação eleitoral estabelece que votos sub judice não impedem sua convocação. Entretanto, ressaltou que a situação específica da disputa em Roraima ainda será analisada após a totalização dos votos.
“A legislação trata essa situação de forma genérica e estabelece que votos sub judice não impedem a convocação do segundo turno. Agora, como isso vai ocorrer e quais serão os desdobramentos, só poderemos informar após a conclusão da apuração”, explicou.
Ao encerrar a coletiva, os representantes da Justiça Eleitoral reforçaram a confiança no processo de votação e pediram cautela até a divulgação oficial dos resultados. “A gente entende que está todo mundo ansioso para entender o que está acontecendo. O que podemos dizer neste momento é que está tudo transcorrendo bem. Confiem na Justiça Eleitoral, porque está tudo certo”, concluiu Bardieux.