A Rússia prometeu oferecer “assistência” a Cuba em uma declaração feita pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (13), sem especificar exatamente no que o auxílio consistirá.
“Sem dúvida, estamos em solidariedade com Cuba e a ajudaremos, incluindo a assistência material. Isso já está sendo feito”, disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Sergey Ryabkov, à agência estatal TASS.
Segundo Ryabkov, esse esforço já está em andamento e Moscou está fazendo “tudo o que está ao seu alcance” apesar da “intensa pressão” de Washington sobre Havana.
Na quinta-feira (12), o porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, havia dito em uma coletiva de imprensa que Moscou estava analisando opções para apoiar Cuba, sem fornecer detalhes.
Cuba enfrenta uma grave crise energética marcada por sérias carências de petróleo, diesel e especialmente combustível para aviões, após a suspensão dos fornecimentos de petróleo da Venezuela e do México devido à pressão dos Estados Unidos e à captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro em uma operação militar dos EUA em 3 de janeiro.
O governo do presidente Miguel Díaz-Canel critica os Estados Unidos pelas pressões contra a ilha e afirmou que está disposto ao diálogo, desde que seja sem pressões.