A família de primatas do Zoológico de São Paulo acaba de ficar maior. No dia 25 de janeiro, a chimpanzé Tina deu à luz um filhote macho, através de um parto natural e bem-sucedido.
O recém-nascido, que passa bem e já pode ser visto pelos visitantes, é o décimo integrante do grupo de chimpanzés da instituição.
Para celebrar a chegada, o zoológico lançou uma campanha interativa onde a escolha do nome do bebê está nas mãos do público. A votação ocorre através do perfil oficial da instituição no Instagram.
Veja como participar
Os interessados devem escrever suas sugestões de nome na sessão de comentários da postagem oficial sobre o nascimento. A dinâmica é simples:
- Vale comentar mais de uma vez
- O filhote será batizado com o nome que receber o maior número de sugestões.
- O prazo para participar vai até esta sexta-feira (13)
- O grande anúncio será feito na própria sexta-feira
Caso ocorra um empate entre as opções mais comentadas, o zoológico realizará uma votação de desempate através dos stories.
Família e Conservação
O novo “meninão”, como foi descrito pela equipe do zoo, é filho de Tina e Pepe. O casal chegou ao Brasil em 2006, vindo do Zoológico de Lisboa, e já são pais de Petit, uma fêmea nascida em 2020. Veja imagens:
O nascimento é considerado estratégico para a preservação da espécie, que se encontra em perigo de extinção. A reprodução foi recomendada pelo EEP (Programa Europeu de Conservação), que busca manter populações de segurança com diversidade genética sob cuidados humanos, garantindo indivíduos mais fortes e saudáveis.
Cuidados Maternos
Nesta fase inicial, o filhote depende exclusivamente da mãe. Ele permanece junto ao peito de Tina e a amamentação é sua única fonte de nutrição. Segundo especialistas, apenas por volta dos seis meses, com o surgimento dos primeiros dentes, a mãe começará a introduzir alimentos sólidos na dieta do pequeno.
Até que desenvolva força para se segurar nas costas da mãe, ele continuará sendo carregado na frente, protegido e monitorado pela equipe técnica.