Após as fortes chuvas atingirem 120 residências e cinco ruas ficarem alagadas, no bairro de Santa Tereza, em Taubaté (SP), a Defesa Civil do Estado de São Paulo encaminhou equipes técnicas para auxiliar na implementação de um plano de emergência em apoio às famílias que foram afetadas.
Segundo o órgão, os agentes levaram 280 itens de ajuda humanitária, sendo eles colchões, travesseiros, cobertores e jogos de camas.
Além disso, a Defesa Civil irá realizar, nesta terça-feira (10), vistorias em imóveis danificados e atendimento social à população em todo o município.
De acordo com a Prefeitura de Taubaté, 32 pessoas, sendo 26 adultos e 6 crianças, foram abrigadas na Escola Municipal Professora Docelina Silva de Campos Coelho.
O plano de emergência conta com o apoio do Corpo de Bombeiros, do BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), do Fundo Social e de assistentes sociais.
Veja como ficou a cidade de Taubaté com as inundações:
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, desde segunda-feira (9), 30 municípios estão sob estado de atenção para deslizamento de terra.
As equipes ainda alertam o que fazer durante episódios de inundações e fortes chuvas:
- Proteja a sua vida, a de seus familiares e amigos indo para um terreno ou um andar mais alto;
- Evite contato com águas de inundação para não contrair doenças;
- Não cruze pontes, ruas ou avenidas alagadas. Procure sempre um lugar elevado para estacionar;
- Águas de inundação são pesadas e violentas. Mesmo que você saiba nadar, não se arrisque em travessias ou brincadeiras. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar o veículo;
- Se estiver fora de casa, em um local seguro (escola/empresa), permaneça e avise sua família que está em segurança.
*Sob supervisão de Tonny Aranha