O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promove, nesta quarta-feira (4), um jantar com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e líderes para estreitar a relação do Palácio do Planalto com a Casa.
Segundo a agenda presidencial, o encontro ocorrerá às 19h, na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, em Brasília.
Como a CNN mostrou, Lula vai aproveitar a reunião para dar início ao projeto de intensificação da articulação política do governo, em um momento de definição do calendário político e estratégias eleitorais para 2026.
Além de um contato mais próximo, o objetivo do encontro com Hugo e os líderes da Câmara também busca melhorar o ambiente para votação de projetos de interesse do governo, além de sinalizar para eventuais alianças estaduais no pleito de outubro deste ano.
A iniciativa ocorre após meses de atrito na relação entre o Planalto e o chefe da Câmara. Após episódios de tensão, em 2025, incluindo embates emblemáticos como a crise em torno do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o PL da Dosimetria.
Prioridades do governo
Em mensagem encaminhada ao Congresso Nacional nesta semana, o Planalto listou como prioridade no Legislativo neste ano a aprovação do fim da escala 6×1 e a regularização do trabalho por aplicativo.
“Nosso próximo desafio é o fim da escala 6×1 de trabalho, sem redução de salário. O tempo é um dos bens mais preciosos para o ser humano. Não é justo que uma pessoa trabalhe duro toda a semana e tenha apenas um dia para descansar o corpo e a mente e curtir a família”, escreveu Lula.
O chefe do Executivo também pediu esforços e destacou a necessidade de aprovação rápida do acordo entre Mercosul e União Europeia. O tratado foi assinado em 17 de janeiro e depende do aval dos parlamentares dos países envolvidos.
*Com informações de Tainá Falcão e Emilly Behnke