Calor na Austrália piora incêndios florestais; temperaturas chegam a 48 °C

Uma forte onda de calor no sudeste da Austrália alimentou incêndios florestais, forçou a retirada de centenas de moradores de cidades rurais e trouxe temperaturas recordes, com a cidade de Melbourne registrando seu dia mais quente em quase 17 anos.

Em algumas áreas de Melbourne, capital de Victoria, segundo estado mais populoso da Austrália, as temperaturas ultrapassaram os 45 graus Celsius.

Cidades na região noroeste de Mallee, em Victoria, também atingiram uma máxima de 48,9 °C, quebrando o recorde estadual, segundo dados preliminares do Departamento de Meteorologia da Austrália.

A onda de calor — a pior desde os incêndios florestais do Sábado Negro de 2009, que mataram 173 pessoas em Victoria — elevou o risco de incêndios em algumas partes do estado a níveis extremos.

Muitas comunidades ainda se recuperam dos grandes incêndios florestais do início do mês, também desencadeados por uma forte onda de calor.

Chris Hardman, chefe do Corpo de Bombeiros de Victoria, afirmou que seis grandes incêndios estavam ativos, sendo três deles fora de controle.

Segundo ele, um incêndio de rápida propagação na região de Otways era o que mais preocupava os bombeiros, tendo queimado cerca de dez mil hectares e destruído pelo menos três propriedades.

“Os bombeiros fizeram um trabalho incrível para tentar conter o incêndio durante a noite… mas com a chegada do tempo mais quente e o fim da inversão térmica, rajadas de vento fortes se intensificaram e o fogo se alastrou para além das linhas de contenção originais”, informou ele em uma coletiva de imprensa.

Hardman alertou que ventos fortes de até 70 km/h previstos para a noite podem espalhar ainda mais as chamas, ameaçando residências.

“Teremos uma forte mudança na direção do vento, indo para sul-sudoeste”, disse ele. “O fogo se alastrará, desenvolverá uma coluna de fumaça, ganhará muita energia e veremos um comportamento errático e extremo das chamas.”

Os serviços de emergência bateram à porta de cerca de 1.100 casas e enviaram mensagens de texto para cerca de dez mil celulares, pedindo aos moradores que deixassem a região, declarou Heffernan.

Foram decretadas proibições totais de fogo em todo o estado de Victoria, enquanto as autoridades tentavam diminuir o risco de novos incêndios.

Os organizadores do Aberto da Austrália de tênis, em Melbourne, disseram que as partidas nas quadras externas e o fechamento das coberturas seguiriam os protocolos para condições de calor extremo.

As partidas de tênis em cadeira de rodas foram adiadas para quarta-feira (28).

No interior do estado de Victoria, as temperaturas em algumas cidades rurais bateram recordes locais. O Aeroporto de Hopetoun e Walpeup, na região de Mallee, a cerca de 477 km a noroeste de Melbourne, atingiram 48,9 °C, a temperatura mais alta já registrada no estado.

Nathan Grayling, um açougueiro da cidade de Ouyen, disse à ABC Radio que tentaria manter seu estabelecimento o mais escuro e fresco possível, já que a maioria dos moradores deve permanecer em casa.

“Se conseguirmos terminar tudo, talvez saiamos mais cedo e vamos ao bar local tomar uma cerveja”, declarou Grayling.

VER NA FONTE