Viação Cidade das Artes tem o primeiro ônibus concluído já nos padrões de Embu das Artes (SP) e deve operar a partir de 1º de março de 2026



Companhia tem na sociedade as empresas Miracatiba e Pirajuçara, que operam na Grande São Paulo

ADAMO BAZANI

Colaborou Arthur Ferrari

Já está pronto o primeiro ônibus com o novo design em nome da Viação Cidade das Artes, da Grande São Paulo. O veículo foi fotografado ainda na encarroçadora Caio, em Botucatu, no interior paulista. É comum o vazamento de imagens do pátio da fabricante.

O modelo, um Caio Apache VIP da atual geração, tem ar-condicionado e está encarroçado sobre chassi da Mercedes-Benz, com a atual tecnologia Euro 6, que reduz em 75% as emissões de poluição. O veículo, na cor escura, já tem em seu design o logotipo semelhante ao utilizado pela Prefeitura de Embu das Artes, que leva as cores da bandeira da cidade, tradicional por reunir artesãos e sempre contar com feiras e eventos voltados para arte local e artesanato.

A estimativa é que a companhia assuma o lugar, no município, cujas operações, desde 2019, são de responsabilidade da JTP Transportes, de outro grupo empresarial que também atua fora do estado de São Paulo, como em Porto Velho (RO).

A companhia foi formalizada no dia 3 de setembro de 2025 com este propósito, nas operações municipais, e constituída no endereço correspondente a onde funciona a Viação Miracatiba. Não há autorização, por parte da Artesp e do Governo do Estado de São Paulo, para que a Cidade das Artes opere linhas metropolitanas intermunicipais, que devem continuar, habitualmente, com Pirajussara e Miracatiba, cada uma de forma independente, ao menos neste momento.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

VER NA FONTE